comunicados-oficiais

Uso e Abuso de Implantes de Gestrinona no Brasil

por Jornalismo SBEM em 6 de novembro de 2021


Neste sábado, a SBEM Nacional e o Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade publicam um Posicionamento Oficial sobre o uso (e abuso) de implantes de gestrinona no Brasil.

A posição da SBEM Nacional e do DEFAT foi divulgada no segundo dia do CAEFA – 2º Curso Avançado em Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade – durante a mini conferência do Dr. Alexandre Hohl, presidente do Departamento.

Posicionamento Oficial SBEM/DEFAT – arquivo em PDF

Segundo o documento, no Brasil, a utilização de implantes hormonais, utilizando esteroides sexuais e seus derivados vem aumentando de forma avassaladora. Por serem apresentações customizáveis, existe um real risco de superdosagem e de subdosagem.

No documento, estão também todos os detalhes sobre a posição internacional sobre o uso e o apelo da SBEM para que as autoridades aumentem a fiscalização quanto ao uso inadequado destes implantes hormonais no nosso país.

A SBEM vem a público informar que não reconhece os implantes de gestrinona como uma opção terapêutica para tratamento de endometriose, rechaçando veementemente o seu uso como anabolizante para fins estéticos e de aumento de desempenho físico.