noticias científicas

Resultados do SINE 2021

por Jornalismo SBEM em 14 de dezembro de 2021


Depois de muitos momentos de decisões, adiamentos e resoluções, a vigésima edição do Simpósio Internacional de Neuroendocrinologia aconteceu e com resultados muito positivos.

Foram mais de 400 inscritos, dando continuidade a filosofia da versão presencial do evento, de reunir um grupo muito especializado sobre o tema. A abertura oficial contou com a participação do presidente da SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski; do presidente do Departamento de Neuroendocrinologia e do SINE, Dr. Manoel Martins; e do presidente da Comissão Científica, Dr. Heraldo Garmes.

O Dr. Manoel Martins fez um balanço do evento, após o último dia, e se mostrou muito satisfeito com os resultados gerais em números e no debate científico, considerado muito técnico e especializado. Além disso, a participação da Pituitary Society foi um dos pontos altos do XX SINE.

O Dr. Heraldo destacou a sessão internacional e as premiações aos melhores trabalhos apresentados durante o evento.

Na área básica: “A avaliação do papel da biologia telomérica na tumorigênese dos craniofaringiomas adamantinomatoso” – do grupo da USP de Ribeirão Preto em associação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na área de acromegalia – “Acromegalia e gestação, uma revisão sistemática e metanálise” – do grupo Unesp de Botucatu e Universidade Federal do Paraná.

Na área clínica – “Deficiência de GH iniciada na infância versus iniciada na vida adulta, diferenças relevantes a respeito da sensibilidade da insulina” – do grupo da Unicamp.

“Todas as aulas ficarão disponíveis para todos os inscritos no congresso e ainda temos mais de dez apresentações on demand. Temos a certeza que, sob o ponto de vista científico, o SINE cumpriu o seu papel, trazendo os recentes avanços na área da neuroendocrinologia para um debate com professores experiente”, comentou o Dr. Heraldo. Ele lembrou que, para os inscritos, o desconto para aquisição do livro Guia Prático de Neuroendocrinologia, feito durante o Simpósio, continua em vigor.

A Dra. Mônica Gadelha, presidente da Comissão Internacional da SBEM e da Pituitary Society, definiu o SINE como “excepcional”. “Nesse período de pandemia, com a vida de todos tão difícil, as comissões científica e organizadora e o Departamento de Neuroendocrinologia da SBEM uniram forças e fizeram um excelente congresso. Pela primeira vez na história do evento, tivemos a participação da Pituitary Society”.

Ela ressaltou a presença de dois dos maiores especialistas mundiais no tema, Dra. Maria Fleseriu (Oregon Health & Science University, Portland, Oregon, USA) e Dr. Shlomo Melmed (USA) no simpósio em conjunto. Entre os brasileiros, nesta atividade, a Dra. Mônica, Dr. Julio Abucham (Unifesp), Dr. Cesar Boguszewski e Dr. Marcello Bronstein. No Twitter, o perfil da Pituitary Society (@PituitarySoc), a Sociedade agradeceu a parceria internacional entre as duas entidades.