Prêmios SBEM reconhecem trajetórias de destaque na Endocrinologia e Metabologia

Reconhecer uma trajetória profissional é também valorizar a ciência, a formação de novas gerações e as contribuições que ajudam a construir a Endocrinologia e Metabologia no Brasil. É nesse contexto que os Prêmios da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) destacam profissionais que, ao longo de suas carreiras, tiveram atuação relevante para a especialidade e para a Sociedade.

Os Prêmios foram criados em 2014, durante o CBEM em Curitiba, pelo Dr. Cesar Boguszewski junto com a Comissão Executiva do Congresso. Os Prêmios SBEM consolidaram-se como uma importante iniciativa da SBEM e passou a integrar a programação científica dos Congressos Brasileiros.

Em 2026, quatro dos principais prêmios foram entregues durante o 37º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia (CBEM 2026): Prêmio Luiz Cesar Póvoa, Prêmio José Dantas de Souza Leite, Prêmio Antonio Barros de Ulhôa Cintra e Prêmio José Schermann.

Cada homenagem teve uma sessão especial na programação do evento, dedicada à apresentação da trajetória do profissional reconhecido. Um painel com fotos e nomes dos premiados também foi instalado na entrada do Centro de Convenções e exibido durante as sessões.

Os momentos permitiram aos congressistas conhecer não apenas as contribuições dos homenageados, mas também a história dos especialistas que dão nome aos prêmios.

O Reconhecimento continua: Prêmios SBEM 2027

Estão abertas as indicações para os Prêmios SBEM 2027. Associados podem indicar nomes para as diferentes categorias até 30 de setembro de 2026. A participação é fundamental para identificar e valorizar profissionais que vêm contribuindo para o crescimento e o fortalecimento da especialidade.

Confira um pouco da trajetória dos quatro profissionais homenageados em 2026.

Prêmio Luiz Cesar Póvoa

O presidente da SBEM, Dr. Neuton Dornelas, abriu a sessão destacando a importância da premiação, que passou a ser anual. Também falou sobre a trajetória do Dr. Luiz Cesar Póvoa, marcada pelo ensino, pela pesquisa, pela formação profissional e pela liderança na especialidade. Para ele, o Dr. Póvoa foi um endocrinologista construtor, que ajudou a erguer e manter a Sociedade.

O laureado foi o Dr. Claudio Elias Kater, cuja trajetória foi apresentada pela Dra. Flavia Amanda e pelo Dr. Magnus da Silva.

“Alguns constroem edifícios e outros carreiras, e existem pessoas raras que conseguem construir áreas inteiras de conhecimento, como o Dr. Kater”, afirmou a Dra. Flavia.

Ela destacou a trajetória do Dr. Kater, que deixou a engenharia para seguir a medicina. Com mais de 5.700 citações de trabalhos científicos, sua contribuição ultrapassa a produção acadêmica e alcança também as pessoas a quem ajudou a levar conhecimento.

Na conferência “60 anos trabalhando e se divertindo ao mesmo tempo”, o homenageado falou sobre a forma como concilia trabalho e lazer. “Não sei quando um acaba e o outro começa. Tudo é uma coisa só”.

Dr. Kater também lembrou a amizade com o Dr. Póvoa, a quem chamou de grande companheiro de muitas conversas.

Registro da premiação no X/Twitter da SBEM:
https://x.com/endocrinologia/status/2092630176475513073?s=20

Prêmio José Dantas de Souza Leite

A apresentação do Prêmio José Dantas de Souza Leite à Dra. Ana Claudia Latronico foi feita pela Dra. Marise Lazaretti Castro, diretora científica da SBEM e presidente da Comissão Científica do CBEM 2026.

Dra. Marise resgatou a trajetória do Dr. José Dantas, utilizando fotos históricas para mostrar os desafios enfrentados pelo médico para investir em pesquisa fora do país em uma época de grandes dificuldades. Sua tese abriu caminhos para as primeiras pesquisas sobre acromegalia.

Ao falar sobre a Dra. Ana Claudia, a Dra. Marise destacou a contribuição da médica para levar a Endocrinologia e Metabologia brasileira ao exterior. “O prestígio que nossa especialidade tem fora do Brasil também é graças ao trabalho da Dra. Ana Claudia”.

O resumo da carreira da homenageada foi apresentado pelo Dr. Madson Almeida, que foi seu mentorado e orientando. Ele destacou a produção científica da médica, com mais de 9.500 citações, além de sua presença em um seleto grupo de influenciadores da ciência no mundo, indicada em 2024.

Em sua fala, a Dra. Ana Claudia reforçou a importância da dedicação à ciência e da pesquisa para a construção de uma sociedade do conhecimento. “Só a pesquisa pode mudar a saúde da população”.

A médica também apresentou algumas das linhas de pesquisa desenvolvidas ao longo da carreira e as mudanças de rumo que contribuíram para descobertas na área genética. Muitos de seus alunos seguiram carreiras de projeção. Ela mencionou ainda o banco de DNA de cerca de 400 pacientes com puberdade precoce central utilizado em suas pesquisas.

Momentos da premiação compartilhados pela SBEM no X/Twitter:
https://x.com/endocrinologia/status/2093018562759696675?s=20

Prêmio Antonio Barros de Ulhôa Cintra

O presidente do CBEM 2026, Dr. Rodrigo Moreira, abriu a sessão. A trajetória do Dr. Antonio Barros de Ulhôa Cintra foi apresentada pelo Dr. João Modesto, que destacou seu compromisso com as novas gerações.

Para preparar a apresentação, o Dr. Modesto realizou uma ampla pesquisa em relatos e documentos. Nascido em 13 de setembro de 1907, Cintra iniciou sua carreira na pediatria e posteriormente se dedicou à Endocrinologia e Metabologia.

“Existem professores que ensinam e outros que fazem escolas. O professor Cintra fez escolas. Nada era feito sem evidências, nenhum resultado sem rigor”, afirmou Modesto. O Dr. Cintra também estruturou e foi o primeiro presidente da FAPESP.

Na sequência, o Dr. Cesar Boguszewski apresentou o laureado, Dr. Henrique Suplicy. “Há 40 anos, nossos caminhos se cruzaram em alguma universidade federal. Eu já sabia quem era você, mas você ainda não me conhecia”, contou.

O Dr. Boguszewski destacou a paixão do Dr. Suplicy pela Endocrinologia e Metabologia e sua contribuição para a formação de gerações de especialistas.

A trajetória do homenageado inclui dezenas de prêmios e uma produção científica contínua. Desde 1980, Suplicy participa como palestrante em todos os Congressos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia e também ocupou diversos cargos de gestão na SBEM. Atualmente, é coordenador da Comissão de História.

“Estar aqui hoje é um reflexo de uma longa trajetória que foi construída com o apoio de muitos amigos que fizeram parte dessa caminhada. A todos os meus amigos, meus sinceros agradecimentos.”

Emocionado, o Dr. Suplicy destacou a importância do reconhecimento. “Receber um Prêmio que leva o nome de Ulhôa Cintra é uma honra para mim”. Ele agradeceu à família, presente à cerimônia, e contou como foi especial receber a notícia sobre o prêmio no dia de seu aniversário, por meio de grandes amigos: “Cesar, Neuton, Marise e Karen”.

Momentos da premiação compartilhados pela SBEM no X/Twitter:
https://x.com/endocrinologia/status/2093354599251906691?s=20


Prêmio José Schermann

A trajetória do Dr. José Schermann foi apresentada pelo Dr. Rodrigo Moreira durante a sessão do prêmio no CBEM 2026. Entre os registros encontrados durante sua pesquisa, estava a realização do sétimo Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia no Rio de Janeiro, no mesmo período.

O Dr. Rodrigo destacou a importância do Dr. Schermann, um dos fundadores da SBEM, carioca e um dos responsáveis pela elaboração do primeiro estatuto da Sociedade. Também ocupou a primeira vice-presidência da entidade.

Ele mencionou que as imagens encontradas durante a pesquisa serão repassadas à Comissão de História para contribuir com a ampliação do acervo.

Ao apresentar um artigo de 1958 sobre “Distúrbios Endócrinos do Crescimento”, o Dr. Rodrigo fez a ligação com a trajetória da premiada Dra. Margaret Boguszewski. “Dr. Schermann era um grande educador”.

O Dr. Henrique Suplicy, que conviveu com Schermann e foi seu estagiário, também falou sobre o médico. Na sequência, a Dra. Adriane de André Cardoso Demartini apresentou a trajetória da Dra. Margaret. “Não é possível separar a vida profissional da vida pessoal da Dra. Margaret porque elas se misturam o tempo todo”, afirmou.

A apresentação destacou a construção da carreira da médica ao lado do marido, o Dr. Cesar Boguszewski, com foco na endocrinologia pediátrica. Também foram abordados os desafios de conciliar maternidade e carreira em uma época em que o tema ainda era pouco discutido.

Em 1993, sem falar uma palavra de sueco, a Dra. Margaret mudou-se com a família para Gotemburgo. A experiência transformaria sua carreira e teria impacto na vida de muitas crianças. “O Prêmio José Schermann é a celebração de uma vida dedicada à Endocrinologia e Metabologia”, disse a médica.

Ao receber a homenagem, Dra. Margaret afirmou que a recebia com profunda honra. Ao lembrar os laureados anteriores, destacou a presença ainda pequena de mulheres entre os homenageados. “O caminho das mulheres é diferente, então mantenham-se fiéis aos seus sonhos porque nós vamos conseguir”.

Ela também escolheu uma frase de Victor Hugo para expressar o significado daquele momento: “Nenhum de nós tem a honra de viver uma vida que seja apenas sua”. Com a frase, compartilhou a conquista com todos que fizeram parte de sua caminhada. Lembrou que nem sempre foi fácil, que nem tudo foi planejado e que nunca esteve sozinha. Ao final, fez agradecimentos especiais ao Dr. Cesar, aos filhos e à neta, presentes à cerimônia.

Momentos da premiação compartilhados pela SBEM no X/Twitter:
https://x.com/endocrinologia/status/2093392373455716849/video/2

Álbum de Fotos das Premiações no Flickr da SBEM

Prêmios SBEM 2026