noticias gerais

OMS e o Fim da Emergência em Saúde pela Covid-19

por Jornalismo SBEM em 10 de maio de 2023


Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o fim da emergência em saúde pública quanto à situação da pandemia de Covid-19. A Associação Médica Brasileira (AMB), de acordo com a nota de esclarecimento da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), “que o cessamento do estado da emergência de saúde pública global de interesse internacional relacionada à covid-19 pela OMS está completamente em consonância com a situação epidemiológica apresentada no Brasil, e em outros países do mundo”.

A SBEM, em apoio à AMB, lembra da importância de a população continuar mantendo cuidados e as medidas preventivas, como a vacinação. A AMB reforçou, na nota, a importância do trabalho da ciência em todo o período da pandemia.

A SBEM, durante todo o período da pandemia, procurou alertar a população em relação aos cuidados, criando uma série de informações dentro do site e nas redes sociais sobre a Covid-19 e as doenças na área da Endocrinologia e Metabologia. Eventos, como os congressos brasileiros, tiveram versões online e diversos documentos foram divulgados para orientar os endocrinologistas sobre condutas. O tema continua sendo incluído em todas as atividades científicas dos debates em eventos da SBEM.

Segundo a Associação, o Comitê Extraordinário de Monitoramento da Covid-19, que reuniu representantes de diversas Sociedades de Especialidade, não será extinto. “Continuaremos vigilantes e, com a responsabilidade que nos cabe, sempre que necessário, nos posicionaremos com os mesmos propósitos praticados durante toda existência do CEM COVID_AMB”, declarou o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes.

A SBEM lembra que o comunicado não significa que a doença foi erradicada e que para que a Covid-19 se torne menos letal é necessário que a vacinação seja prioridade para a população, principalmente aos mais vulneráveis como idosos e imunossuprimidos.

Na mensagem da AMB o reconhecimento do trabalho dos profissionais de saúde. “A pandemia serviu para nos orgulharmos da medicina e de ser médicos. É para situações como essa, entre outras, que existe a nobre profissão médica”.