noticias gerais

Modificando a Linguagem na Bahia

por Jornalismo SBEM em 26 de abril de 2022


Uma campanha lançada pelo Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) quer modificar e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde e as pessoas que vivem com diabetes ou outras condições clínicas de saúde. A ação, realizada pela Coordenação de Educação em Diabetes e Apoio à Rede (Codar), tem como objetivo implementar as orientações do documento “Linguagem Importa – Atualização de Linguagem para Diabetes, Obesidade e outras Condições Crônicas de Saúde”.

O material foi divulgado, recentemente, durante o Fórum Intersetorial para Combate às DCNTs no Brasil. Nele está uma série recomendações quanto ao uso de termos reconhecidos como os mais adequados para a comunicação ligados às doenças crônicas não transmissíveis, entre eles: pessoa com obesidade, ao invés de obeso; pessoa com diabetes, ao invés de diabética, etc. A ação conta com apoio da SBEM Nacional.

Ações Educativas

Para disseminar a informação do Fórum, a equipe do Cedeba fixou cartazes educativos sobre o tema, com frases que ensinam e orientam quais devem ser os termos utilizados “Você pode trocar paciente diabético por pessoa com diabetes”; e “insulino dependente por usuário de insulina” são alguns exemplos. Além disso, semanalmente, são criados cards virtuais, que são divulgados em grupos de Whatsapp para todos os pacientes cadastrados no Centro.

A diretora do Cedeba, Dra. Reine Marie Chaves Fonseca, explica que o tema vai ser explorado, também, nos atendimentos do Telecedeba, um serviço de teleconsultoria, que atende às demandas da Atenção Básica nos 417 municípios da Bahia. “Iniciamos a ação junto aos profissionais para que essa atualização de linguagem chegue até à ponta, que é a pessoa atendida pelo serviço e seus familiares”, disse. “Acreditamos que vai ser um exercício lento, afinal, precisamos nos policiar a todo o momento para deixarmos de estigmatizar o paciente pela sua condição clínica de saúde”.

Segundo a coordenadora do Cedeba, Enfa. Graça Velanes, estão sendo feitos diversos movimentos educacionais sobre o tema nos corredores e salas de espera do Centro. “Nosso propósito é de aproximar as pessoas que buscam os serviços do Cedeba, para empoderá-los, condição que facilita a adesão ao  tratamento”, afirma.

A enfermeira comenta que o “Linguagem Importa” foi incluído também em cursos de capacitação de profissionais de saúde, como por exemplo, no Curso de Atualização em Diabetes Tipo 2, promovido pelo Cedeba e pela Escola de Saúde Pública do Estado da Bahia.

A SBEM recomenda aos associados que baixem a publicação e utilizem em seu dia a dia para ajudar na mudança de conceitos e comportamentos na área.