noticias gerais

Membro da SBEM É Eleita para a AMRJ

por Jornalismo SBEM em 10 de dezembro de 2021


A Dra. Denise Pires de Carvalho, diretora do Departamento de Endocrinologia Básica da SBEM e atualmente reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi eleita membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro (AMRJ). A SBEM parabeniza a pesquisadora pela conquista e por levar, cada vez mais, o reconhecimento da Endocrinologia brasileira.

A pesquisadora vai ocupar a cadeira 68 da Instituição, que tem como patrono Oswaldo Cruz, um dos principais cientistas e médicos do Brasil no século XX. A eleição aconteceu recentemente, de forma remota, e a data da posse ainda será definida.

A especialista se disse honrada com a homenagem, mencionou o Prof. Carlos Chagas Filho e reforçou que ele, Oswaldo Cruz e grandes médicos cientistas brasileiros (pioneiros na área da saúde), e tantos outros acadêmicos da atualidade, são as referências dela e de muitos colegas.

A Dra. Denise é a primeira reitora mulher da UFRJ e, atualmente, é professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas, atuando em programas de pós-graduação nas áreas de medicina (Endocrinologia) e ciências biológicas (fisiologia).

Ela se formou em medicina na UFRJ, em 1987. Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) e doutorado em Ciências, pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho; além de Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles.

Com grande experiência na gestão universitária e em sociedades científicas nacionais e internacionais, a Dra. Denise esteve à frente do Departamento de Tireoide da SBEM (de 2003 a 2007) e da Sociedade Latino Americana de Tireoide (de 2013 a 2017). São vários trabalhos publicados e diversas participações em conferências, tanto no Brasil como no exterior.