noticias gerais

Meio Ambiente, Endocrinologia e a COP 27

por Jornalismo SBEM em 17 de novembro de 2022


A 27ª sessão da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas – ou como é conhecida COP 27 – é realizada anualmente desde que aconteceu o primeiro acordo climático da ONU em 1992. O ministro egípcio das Relações Exteriores, Sameh Shoukry, é o presidente da Conferência e o Brasil vem tendo participação ativa nos debates.

O encontro é usado pelos governos para discutir sobre políticas para limitar o aumento da temperatura global e se adaptar aos impactos associados às mudanças climáticas.

Preocupada com os avanços dos problemas climáticos no mundo, a SBEM vem trabalhando há alguns anos na conscientização e alerta sobre os impactos na saúde da população na área da endocrinologia. O processo já inclui diversas campanhas, tradução de Guia internacional, ações sobre os desreguladores endócrinos e criação de comissão específica.

Comissão de Endocrinologia Ambiental

Em 2021, a atual gestão optou pela modificação do nome da comissão temporária anterior e ampliação da área de atuação, que passou a ser denominada Comissão de Endocrinologia Ambiental. O grupo tem como presidente a Dra. Elaine Frade Costa e os membros – Dr. Marcio Mancini, Dra. Vivian Ellinger, Dra. Tania Aparecida Sanchez Bachega e Dra. Maria Izabel Chiamolera (SP).

Este ano, entre as atividades foi realizada uma campanha de esclarecimento pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, com foco no posicionamento que a SBEM propôs à Câmara dos Deputados. No posicionamento, a Sociedade se coloca contra o relaxamento do controle do uso de agrotóxicos, proposto no Projeto de Lei 6.299/2002, aprovado na Câmara dos Deputados, em fevereiro de 2022.

O documento contou com o apoio da Associação Médica Brasileira e de 22 Sociedades Científicas que chancelam o Posicionamento da SBEM contra o Projeto de Lei dos Agrotóxicos.

Posicionamento da SBEM sobre Agrotóxicos

A SBEM está atenta aos debates que estão acontecendo na COP27, já que na 26ª edição da COP os debates envolviam não só as questões climáticas, mas também discussões relacionadas à saúde, na busca pela adoção de ações que possam salvar ou melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas no mundo.

Entendendo os Desreguladores Endócrinos

Os Desreguladores Endócrinos são substâncias químicas exógenas, ou mistura destas, que interferem em qualquer aspecto da ação hormonal. Eles podem ser encontrados em muitos produtos da vida cotidiana, como garrafas plásticas, latas de alimentos de metal, detergentes, alimentos, brinquedos, cosméticos, pesticidas, além da poluição, alterando a função hormonal de importantes glândulas, como a tireoide, por exemplo.

Além da campanha contra os Desreguladores Endócrinos, a SBEM vem tomando decisões importantes, que mostram grande preocupação com o meio ambiente. Sugestões para uso de materiais recicláveis em eventos e um trabalho de conscientização dos associados vem sendo feito regularmente pela SBEM.

Durante o CBAEM 2019, a SBEM lançou um Guia dos Disruptores Endócrinos (Desreguladores Endócrinos), que foi uma iniciativa conjunta da Endocrine Society e o IPEN, que é uma rede global composta por 700 organizações não-governamentais. Os pesquisadores responsáveis pela área científica do documento foram a Dra. Andrea C. Gore e Dr. David Crews, da Universidade do Texas; Dra. Loretta L. Doan, da Endocrine Society; Dra. Michele La Merril, da Universidade da Califórnia; Dr. Healther Patisual, da Universidade Pública da Carolina do Norte; e Dra. Ami Zota, da Universidade George Washington. A tradução e revisão técnica em português foi coordenada pelo Dr. Cesar Boguszewski.

Link do documento em PDF