noticias científicas

Hormônio de Crescimento e Transgeneridade

por Jornalismo SBEM em 16 de fevereiro de 2022


“Os 100 Anos do GH (Hormônio de Crescimento)” e “O Papel do Endocrinologista na Abordagem da Pessoa Transgênero” foram os tópicos abordados, respectivamente, pelo presidente da SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski, e pela diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade da SBEM, Dra. Poli Mara Spritzer, durante o Congresso Português de Endocrinologia. A 73.ª Reunião Anual, considerada uma das mais importantes da Europa, foi promovida, recentemente, pela Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), que tem como presidente o Dr. João Jácome de Castro. Foi realizada de forma híbrida – com aulas online e presenciais – na cidade de Algarve.

De acordo com o Dr. César, a participação dos endocrinologistas brasileiros consolida a já tradicional parceria da SBEM com a SPEDM. “As sociedades vêm realizando encontros científicos de maneira regular nos últimos anos, com a recíproca participação de colegas portugueses na programação científica dos Congressos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia”, disse.

Na sua palestra online, Dr. César apresentou um panorama geral sobre as ações fisiológicas do GH, desde sua descoberta em 1921. Ele ressaltou as grandes conquistas e benefícios do uso terapêutico do hormônio em crianças e adultos, mas também os problemas enfrentados com o uso inadequado, não regulamentado e antiético do GH, como agente anti-envelhecimento e como doping nos esportes.

O especialista destacou o posicionamento da American Association of Clinical Endocrinology (AACE) sobre usos e abusos do GH e outros hormônios e suplementos, que foi publicado na revista Endocrine Practice em 2020, que teve endosso da SBEM.

Já a Dra. Poli Mara Spritzer realizou uma palestra presencial e lembrou que a questão sobre gênero ainda é um debate novo na medicina em diversos países. Ela explicou sobre as diferenças do cenário na Europa, onde já existe uma tradição de 50 anos de pesquisas e atualizações nesta área.

A especialista fez uma linha paralela da história da transgeneridade relacionada à Endocrinologia, incluindo vários aspectos legais sobre o tratamento. Foi apresentada, ainda, uma diretriz sobre como deve ser a atuação dos jovens endocrinologistas e médicos que estão na ponta, atendendo seus pacientes.