noticias gerais

Dia Nacional do Homem e o Hipogonadismo Funcional

por Jornalismo SBEM em 15 de julho de 2021


Este ano, no Dia Nacional do Homem a SBEM, através do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia e a Comissão de Campanhas, traz um tema importante para mais uma campanha de esclarecimentos à população: Hipogonadismo Funcional.

São mensagens e vídeos, com orientações dos endocrinologistas sobre pontos que devem ser observados para o tratamento do hipogonadismo funcional, que é reversível. O diabetes e a obesidade são os dois grandes responsáveis pela manifestação da doença.

Os sintomas são os mesmos do hipogonadismo clássico, mas reversíveis.

Entre eles, é importante ficar atento a: redução de libido, diminuição das ereções, dificuldade para manter a fertilidade. Excesso de peso, obesidade, uso de medicamentos, estresse e excesso de álcool podem diminuir os níveis hormonais.

Mensagens centrais:

  • Você sabia que a redução da testosterona no homem pode estar relacionada com vários fatores modificáveis?
  • A ingestão excessiva de álcool, uso de drogas, obesidade, diabetes, exercício em excesso podem reduzir a testosterona e levar ao hipogonadismo funcional, que é reversível se tratado.

Para o hipogonadismo funcional e redução da testosterona procure seu endocrinologista.

Vejam mais vídeos no Canal no Youtube ou neste link. 

A Campanha é desenvolvida pelo Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia – Dr. Alexandre Hohl, presidente; Dra. Mônica de Oliveira, vice-presidente; e diretores: Dr. Ricardo Meirelles, Dra. Poli Mara Spritzer, Dr. Marcelo Fernando Ronsoni, Dra. Karen Faggioni de Marca, Dr. Alexis Dourado Guedes. Na Comissão de Campanhas: Dra. Mariana Guerra, presidente; Dr. Emerson Cestari Marino e Dra. Rebeca Pinheiro. Comissão de Comunicação: Dr. Ricardo Meirelles.