noticias gerais

Dia Mundial do Meio Ambiente e a Água de Abastecimento da População

por Jornalismo SBEM em 5 de junho de 2023


Neste 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente -, as reflexões sobre o cuidado com a água consumida pela população ganham força ao redor do mundo. A SBEM Nacional, por meio da Comissão de Endocrinologia Ambiental e Comissão de Campanhas, está, mais uma vez, fazendo alertas importantes sobre os riscos imediatos que a população vem sofrendo.

O tema da Campanha de 2023 abordará os contaminantes da água de abastecimento e as consequências para a saúde da população. É um ciclo que precisa ser entendido para que cada um faça a sua parte, evitando a exposição a uma cadeia complexa de agentes químicos, os Desreguladores Endócrinos (DEs).

A campanha conta com o apoio de todas as Regionais da Sociedade, que além da divulgação das mensagens em seus perfis nas redes sociais, mostram, em imagens, os vários mananciais, rios e lagos em suas cidades.

Perigo dos Desreguladores Endócrinos

Os DEs são substâncias químicas exógenas [não-naturais], ou mistura de substâncias químicas, que interferem com qualquer aspecto da ação hormonal. A exposição aos DEs é um problema global e onipresente. Ela pode ocorrer em casa, no escritório, no campo, no ar que respiramos, nos alimentos que comemos e na água que bebemos.

Pressão Nacional

A SBEM vem chamando atenção das autoridades sobre os diversos riscos. Entre as ações está um documento contra o posicionamento em relação aos agrotóxicos, com apoio de 22 sociedades científicas. Uma pressão importante contra os DEs, que ganha mais visibilidade a cada ano, mas é preciso ações mais efetivas.

Nas Redes Sociais

Para esclarecer o impacto dos DEs no organismo, a SBEM Nacional vai utilizar as redes sociais com mensagens e alertas. Serão publicados, do dia 5 a 7 de junho, uma série de postagens no Instagram, Facebook e Twitter com diversas explicações.

Entre as abordagens está a compreensão científica do impacto dos DEs sobre a saúde,  variedade destes produtos e como poluem o meio ambiente.

Ações necessárias para melhoria da qualidade da água de abastecimento da população:

  • É preciso critérios mais rígidos de controle da qualidade da água potável: não podem ser baseados em dados de toxicidade dos compostos analisados individualmente, não levando em conta as misturas encontradas no ambiente.
  • Aperfeiçoamento das técnicas de detecção de Desreguladores Endócrinos na água.
  • Desenvolvimento de tecnologias adequadas para a remoção dos DEs da água.
  • Implementação de diretrizes para a determinação das concentrações de DEs e misturas na água de beber.

Desafios a serem enfrentados:

  • Existe uma grande complexidade no monitoramento de pesticidas
  • É preciso adequação dos locais de coletas para armazenamento de amostras
  • Os dados de monitoramento não expressam a real exposição da população aos pesticidas.

Mensagens de Alerta pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

  • A ingestão de Desreguladores Endócrinos, através da água ou alimentos, certamente NÃO é isenta de efeitos adversos.
  • A informação dos profissionais de saúde quanto às fontes e os efeitos da exposição aos DEs é de fundamental importância.
  • O princípio da precaução é reforçar que é vital para a saúde reprodutiva e endócrina da população.
  • Órgãos governamentais: a redução da exposição humana aos DEs é URGENTE.

A SBEM Nacional e a Comissão de Endocrinologia Ambiental continuarão cobrando posições firmes das autoridades. Não são ações para o futuro, não medidas para o agora.

 

Comissão de Endocrinologia Ambiental – Dra. Elaine Maria Frade Costa (presidente), Membros – Maria Izabel Chiamolera, Dra. Vivian Ellinger e Dra. Eveline Gadelha Pereira Fontenele. Comissão de Campanhas – Dra. Mariana Guerra (presidente).