Dia do Endocrinologista

por Jornalismo SBEM em 1 de setembro de 2021


Em 1 de setembro, comemora-se o Dia do Endocrinologista. A data foi escolhida porque coincide com a fundação da SBEM, por iniciativa do Dr. José Schermann, Dr. Francisco Arduíno, Prof. Clementino Fraga Filho, Dr. Heitor Felix e Dr. Nelson Nogueira. Atualmente, a SBEM é a terceira no mundo na sua especialidade, com um quadro de mais de quatro mil associados em todo o país. É momento de comemorar muito e a Sociedade preparou atividades ao longo da semana.

O Dr. Cesar Boguszewski, presidente da SBEM Nacional, gravou uma mensagem parabenizando a todos os endocrinologistas. Ele fala do trabalho de atualização científica da Sociedade, a importância da SBEM no cenário mundial, além do trabalho do especialista.

Este ano, o Dia do Endocrinologista também antecede à realização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia – o eCBAEM 2021 – e, por isso, foi disponibilizado um painel para abordar a ética e a defesa profissional. Um debate que pode ser acessado gratuitamente no canal da SBEM no Youtube.

Campanha Pública

Para ampliar o entendimento da população sobre a atuação do endocrinologista, Comissão de Campanhas e Comissão de Comunicação Social da SBEM criaram uma campanha onde tópicos como Registro de Qualificação de Especialista (RQE), Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia, Educação Médica Continuada entre outros foram abordados.

Nas redes sociais foram adotadas algumas hashtags para engajar os endocrinologistas e o público.

#Souendocrinologista
#TenhoRQE
#TituladoSBEM
#OrgulhodeSerEndocrinologista

Quem É o Endocrinologista?

O endocrinologista é o médico reconhecido por cuidar de doenças como obesidade, diabetes, tireoide e toda área hormonal do organismo.

É o médico com Título obtido por uma das duas vias legais de especialização: a conclusão de programa de Residência Médica ou a prova do TEEM (Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia), emitido pela SBEM em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).

Somente quem fez esse Registro (RQE – Registro de Qualificação de Especialista) no Conselho Regional de Medicina  pode se anunciar como Endocrinologista (não basta apenas concluir a Residência ou ser aprovado na prova do TEEM).

Ao longo dos últimos anos, a SBEM vem realizando um grande trabalho para ter a data reconhecida nacionalmente e oficializada pelo Governo Brasileiro. Vários passos foram dados, e a Sociedade vai continuar trabalhando no processo até que o Dia do Endocrinologista fique oficialmente dentro do calendário brasileiro.