noticias gerais

Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro

por Jornalismo SBEM em 20 de novembro de 2022


Dentro das ações de alerta e conscientização da sociedade, a SBEM e a Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão* falam sobre o Dia da Consciência Negra e a necessidade de políticas públicas de atenção à população, neste 20 de novembro.

Saúde da População Negra

Em 2009, foi promulgada a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, incluindo os temas racismo e saúde da população negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde. A despeito dessa importante iniciativa, o caminho a ser percorrido ainda é árduo.

Em estudo com quilombolas na Bahia, apenas 17,6% da população que necessitou de atendimento em serviço de saúde foi atendida por médico. O diagnóstico de diabetes mellitus nesse grupo foi muito menor (2,6%) do que a prevalência nacional (7,4%), provavelmente resultando da dificuldade de acesso a acompanhamento de saúde. No Dia da Consciência Negra, a SBEM celebra a data e relembra a necessidade de mais atitudes inclusivas em relação à saúde das minorias sociais em nosso país.

Referências:

  1. Ministério da Saúde. portaria nº 992. 13 de maio de 2009.
  2. Amorim, MM et al. Avaliação das condições habitacionais e de saúde da comunidade quilombola Boqueirão, Bahia, Brasil. Biosci. J. 2013: 1049-57.
  3. Ministério da Saúde. Pesquisa Vigitel. 2019.

* A Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão tem como presidente o Dr. Bruno Ferraz e os seguintes membros: Dra. Fernanda de Azevedo Corrêa, Dra. Karen Faggioni de Marca Seidel, Dra. Ticiana da Costa Rodrigues, Dr. Jorge Eduardo da Silva Soares Pinto, Dra. Margaret de Castro, Dr. Magnus Regios Dias da Silva.