noticias científicas

Características da SOP em Homens

por site em 1 de abril de 2021


Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É o que aponta uma pesquisa genética, que fez parte de uma das apresentações para a imprensa internacional, na edição online do Endo 2021, congresso anual da Endocrine Society.

O levantamento, liderado pela Dra. Jia Zhu, do Hospital de Boston, foi feito a partir dos dados genéticos de 176.360 homens do Reino Unido, em uma grande plataforma de banco de dados. Segundo a pesquisadora, foram testadas as associações com distúrbios metabólicos, entre eles a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares, além da calvície de padrão masculino.

Doenças Associadas

A primeira dúvida que surge no debate ocorre em relação ao tema SOP em homens. O Dr. Alexandre Hohl, presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da SBEM, explica, inicialmente, que o tema parece ilógico, mas que a Síndrome não é apenas uma doença ovariana. “Ela tem na sua gênese a resistência insulínica. A SOP pode ter associação com o diabetes, obesidade e aumento de risco cardiovascular, e isso também pode acontecer em homens”, comenta.

O Dr. Hohl explica que essa relação da SOP com homens já foi levantada há alguns anos, mas a novidade da apresentação fica por conta da avaliação genética a partir de um banco de dados e de uma plataforma, utilizados para análise de grande volume de informação. “A pesquisa avaliou dados de milhares de homens, a partir do UK Biobank. Eles concluíram que fatores de risco genético para SOP não necessitam de ovários para ocorrer disfunção cardiometabólica e hiperandrogenismo. E chamam a atenção que em alguns casos, a SOP poderia ser causada por mecanismos biológicos comuns em homens e mulheres.”, explica.

O trabalho é muito interessante, na opinião do Dr. Hohl, principalmente pelo uso de grandes bancos de dados e ferramentas genéticas de última geração para futuros estudos.

A Pesquisa

De acordo com os dados apresentados pela Dra. Jia Zhu, homens com alto escore de risco genético para SOP tiveram maior risco de desenvolverem distúrbios metabólicos. Para a especialista, o tratamento da Síndrome ainda é limitado devido à compreensão incompleta do distúrbio. “Detectar as diferentes causas da SOP fornece informações sobre os mecanismos da doença e é a primeira etapa na identificação de alvos futuros para o tratamento da doença”.