noticias gerais

Campanha 2022: Dia do Homem

por Jornalismo SBEM em 18 de julho de 2022


De 15 a 17 de julho, a SBEM, por meio do Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT), realiza mais uma campanha pública pelo Dia do Homem.

O tema deste ano é: “As Gônadas Masculinas”.

Durante três dias serão postadas, nas redes sociais da SBEM Nacional, no Instagram, Twitter, Facebook e Youtube, informações e vídeos explicativos sobre as funções dos testículos e a sua importância na reprodução e produção de hormônios masculinos.

A SBEM lembra que, em caso de dúvidas ou percepção de qualquer alteração no órgão reprodutor masculino, é importante procurar um endocrinologista.

As Gônadas Masculinas 

As gônadas masculinas, também chamadas de testículos, são responsáveis pela fertilidade do homem. Estão localizadas no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal, onde são produzidos os espermatozoides.

É importante ficar atento a alguma alteração e procurar um endocrinologista. O Dr. Alexandre Hohl, presidente do DEFAT, explica que por meio de um exame simples, chamado espermograma, é possível avaliar como está a fertilidade masculina e propor abordagens específicas. 

Outro ponto de alerta da campanha é o autoexame da bolsa escrotal, da mesma forma que as mulheres precisam fazer o autoexame das mamas, para o diagnóstico precoce do câncer.

Caso você perceba qualquer tipo de alteração, procure imediatamente um médico. 

Testosterona

Os testículos são os responsáveis pela produção da maior parte da testosterona nos homens, que é o principal hormônio masculino. Ela é responsável pelas características sexuais masculinas, como o aumento de massa muscular, aumento e maturação dos ossos, crescimento de pelos e barba, além da função sexual no homem.

Quando há falta deste hormônio, o homem pode apresentar sintomas como anemia, diminuição de pelos pelo corpo, calores e palpitações. Caso isto ocorra, é importante que o homem procure um médico endocrinologista, para que sejam feitos exames e a testosterona seja dosada de forma correta.

“O homem, habitualmente, conhece pouco o seu corpo e, particularmente, desconhece as suas gônadas. O conhecimento da anatomia e do funcionamento dos testículos é muito importante. O objetivo dessa campanha é levar informação de qualidade para que cada homem, nas suas diferentes fases de vida, cuide do seu corpo e das suas gônadas”, explica o Dr. Alexandre Hohl, presidente do DEFAT. Ele reforça que “espalhar informação com responsabilidade é dever de todos nós”.

Acompanhem e compartilhem a campanha. As hashtags são #diadohomem #15dejulho #gônadas  #informaçãosegura.

 

Campanha Dia do Homem – Departamento de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgeneridade (DEFAT): Dr. Alexandre Hohl (presidente), Dra. Mônica de Oliveira (vice-presidente), e os diretores – Dr. Ricardo Martins da Rocha Meirelles, Dra. Poli Mara Spritzer, Dr. Marcelo Fernando Ronsoni, Dra. Karen Faggioni de Marca Seidel, Dr. Alexis Dourado Guedes. Dra. Mariana Guerra, presidente da Comissão de Campanhas, e Dr. Emerson Cestari Marino; e Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social.