noticias gerais

Balanço do Mês de Novembro do Diabetes

por Jornalismo SBEM em 3 de dezembro de 2021


Como vem sendo realizado nos últimos anos, a SBEM Nacional e a Sociedade Brasileira de Diabetes estiveram juntas em diversas ações pelo Novembro Diabetes Azul. Ao longo de todo o mês, integrantes de diversos Departamentos das duas Sociedades participaram de lives, realizaram debates, concederam diversas entrevistas para a imprensa e realizaram ações presenciais para marcar a data (14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes).

O Dr. Cesar Boguszewski, presidente da SBEM Nacional, fez um vídeo publicado na Veja Saúde, para alertar a população e as autoridades de saúde sobre a importância do tratamento do diabetes. No vídeo, ele comenta que 1 em 10 pessoas tem diabetes, chamando a atenção para necessidade de atenção. Além do vídeo, diversas entrevistas foram concedidas à grande imprensa.

A campanha reforçou a importância do acesso e da informação segura na área de saúde.

Na programação do período, foram feitas publicações em todas as redes sociais da SBEM, com as atividades. Diversos debates online aconteceram com a participação de representantes dos Departamentos da SBEM, das Comissões e das Regionais.

Em uma das lives, transmitidas simultaneamente nos perfils da SBEM, SBD e Correndo pelo  Diabetes no Instagram, o Dr. Clayton Macedo, presidente da Comissão da Endocrinologia do Exercício e do Esporte, falou sobre o fisiculturismo e diabetes.

No sábado, na véspera do Dia Mundial do Diabetes, o Dr. Wellington Santana, membro da diretoria da SBEM Nacional, e os membros da Comissão de Campanhas, Drs. Emerson Marino e Rebeca Pinheiro, participaram de uma live sobre pré-diabetes. O encontro online teve a coordenação do Dr. Marcio Krakauer e Dra. Dhiannah Santini, da Comissão de Campanhas da SBD.

Congresso de Diabetes

Dentro do mês, também aconteceu o XXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, que foi realizado em versão online. Os participantes acompanharam palestras em salas simultâneas de 24 a 28 de novembro.

A cerimônia de abertura contou com uma apresentação dos três presidentes das Sociedades Científicas  – SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski; SBD, Dr. Domingos Malerbi (que também é presidente do Departamento de Diabetes da SBEM); e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, Dra. Cintia Cercato.

Diretrizes sobre Diabetes

Também foi disponibilizada uma atualização do Programa das Diretrizes da SBD, que completou 20 anos de existência contínua. O acesso às Diretrizes para os profissionais de saúde é gratuito e está somente em versão online, para permitir atualizações em fluxo contínuo.

Avaliação

O balanço geral das atividades foi muito positivo, com a divulgação em larga escala e para vários segmentos – governo, profissionais de saúde, imprensa e população – sobre a importância dos cuidados com o diabetes e acesso ao tratamento de forma mais justa. Em mais uma campanha pública, a SBEM continua realizando o trabalho de difundir informação segura para a melhoria da qualidade de vida da população.

A campanha contou com o trabalho em conjunto com as duas Sociedades, Comissão de Campanhas (com o Dr. Emerson Ceston Marino, Dra. Rebeca Pinheiro e Dra. Mariana Guerra, presidente) e Comissão de Comunicação Social da SBEM (com o Dr. Ricardo Meirelles, presidente).