noticias gerais

Audiência sobre Tratamento da Obesidade

por Jornalismo SBEM em 8 de julho de 2022


No dia 6 de julho, a SBEM participou da audiência on-line da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, na Câmara dos Deputados, sobre o diagnóstico e tratamento da obesidade em adultos e idosos. A Sociedade foi representada pelo Dr. Marcio Mancini, vice-presidente do Departamento de Obesidade da SBEM.

A sessão foi convocada pela Coalizão Vozes do Advocacy, representada pela Vanessa Pirolo.A ideia foi sensibilizar o Ministério da Saúde sobre a importância de rever o Protocolo de Obesidade, publicado em 2020, para que possa efetivamente auxiliar as pessoas com sobrepeso e obesidade.

Resultados Positivos

O Dr. Mancini ressaltou que a audiência foi positiva e que os envolvidos nos debates se mostraram favoráveis à inclusão de medicamentos no rol de medicações do Sistema Único de Saúde (SUS). “É possível que em breve nós tenhamos uma reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC – para rediscutir a inclusão desses medicamentos. O paciente que tem obesidade, e que não responde às medidas de mudanças do estilo de vida ou não deseja se submeter à cirurgia bariátrica, não possui outras opções de terapia no SUS a não ser o procedimento cirúrgico. Ou seja, existe essa lacuna que precisa ser preenchida e falta o auxílio medicamentoso para esses pacientes.”

O endocrinologista mostrou, também, os números da obesidade no Brasil e destacou que a prevalência da doença entre os brasileiros cresceu 72%, entre os anos de 2006 e 2019.Ele ainda falou sobre as complicações e riscos para a saúde e do estigma da obesidade. De acordo com o especialista, esse estigma é um fator que retarda ou inviabiliza o tratamento.

Outro ponto destacado pelo Dr. Mancini foi a proposta da SBEM para uma nova classificação da obesidade baseada no peso máximo alcançado na vida – Proposal of an obesity classification based on weight history: an official document by the Brazilian Society of Endocrinology and Metabolism (SBEM) and the Brazilian Society for the Study of Obesity and Metabolic Syndrome (ABESO).

O artigo pode ser acessado nos Archives of Endocrinology and Metabolism da SBEM.
Também participaram da sessão a Dra. Cintia Cercato (presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica – ABESO); Vanessa Pirolo (representante da Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético e Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade); Ediane de Assis (diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde); Rafael Poloni (coordenador Geral do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde); Luis Fernando Villaça Meyer (diretor de Operações do Instituto Cordial/Painel Brasileiro da Obesidade – PBO); Antonio Carlos Valezi (vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM); e Elizabete Laurindo de Souza (representante do Conselho Federal de Educação Física – Cofef). O deputado Dr. Zacharias Calil conduziu o debate.

A audiência pode ser acessada na íntegra no link –edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/2739/