A SBEM Nacional comunica o falecimento do Dr. Roberto Mundim Pena, aos 95 anos, um dos pioneiros da endocrinologia em Minas Gerais (11/09/1958) e de papel fundamental na endocrinologia brasileira.
Dr. Roberto Mundim Pena foi um dos fundadores da Regional da SBEM-MG. Antes da fundação da Regional, ele trabalhou como voluntário no Laboratório de Física Biológica, com o apoio do professor Oromar Moreira, onde trabalhou no desenvolvimento de dosagens hormonais. Além disso, estagiou no serviço do Professor José Schermann, no Hospital Moncorvo Filho, no Rio de Janeiro, e nos Estados Unidos.
Em 1961, tornou-se o presidente da Regional da SBEM-MG e 10 anos depois esteve, novamente, à frente da instituição. Dr. Mundim foi também presidente do CBEM em 1972, que naquele ano chegava pela primeira vez á capital mineira. Em seu currículo também está a participação como um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Diabetes.
No livro “História da Endocrinologia Brasileira”, do Dr. Luiz Cesar Póvoa, (junto com o Dr. Antônio Rodrigues Ferreira) assinaram o capítulo sobre a endocrinologia em Minas Gerais, que iniciava assim:
“Dois acontecimentos tornaram o ano de 1959 um marco decisivo na História da Endocrinologia em Minas Gerais: a Sessão Inaugural do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Associação Médica de Minas Gerais e o início do setor de endocrinologia da primeira clínica médica da faculdade de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
Estas duas iniciativas foram de grande importância, pois a primeira possibilitou a oportunidade para que os poucos endocrinologistas de então se unissem e estimulassem o aparecimento de novos entusiastas da especialidade. Já a segunda constitui o núcleo universitário que se reuniram endocrinologistas que acabaram de realizar estágios no exterior e muito contribuíram para o ensino, a pesquisa e a formação de novos endocrinologistas”.
O presidente da SBEM Nacional, o Dr. Paulo Miranda, em nome da diretoria lamentou a perda e lembra que durante o Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em 2018, o Dr. Mundim foi um dos homenageados do evento. “Perdemos um grande nome da história da endocrinologia e da SBEM e ficamos felizes por ter reconhecido todo o seu trabalho ainda em vida”, comentou o Dr. Paulo Miranda.

Um pouco mais da história
Seu grande amigo, Dr. Rosalvo Reis, lembrou que em 1961/1962, Dr. Mundin Pena foi presidente e realizou a 3ª Reunião Anual em Belo Horizonte, posteriormente considerada como IV Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia.
“Em 1971/1972, a Diretoria Nacional teve o médico como presidente, trabalhando em conjunto com o Dr. Antônio Rodrigues Ferreira (vice-presidente) e os secretários José Diogo Martins e Haroldo Weissman; e tesoureiro Rosalvo Reis. Na época, foi realizada a reforma do Estatuto, aprovada no 9º Congresso Brasileiro, em 1972, em Belo Horizonte, definindo-se mais o seu caráter Nacional. A diretoria seguinte recebeu toda a documentação da Secretaria e da Tesouraria, com saldo financeiro do Congresso o que, anteriormente, pertencia à Regional que sediava a Diretoria Nacional. A Tesouraria de âmbito nacional foi então organizada por mim e por Walter dos Reis Caixeta Braga. Neste Congresso (1972) realizou-se também a primeira prova para obtenção do Título de Especialista (TEEM), contando a primeira banca examinadora, com a participação de Bernardo Léo Wajchenberg (SP), José Diogo Martins (MG) e Luiz Cesar Povoa (RJ),” contou Dr. Rosalvo.
*No vídeo, a Dra. Beatriz Santana fez a menção ao Dr. Mundim. (fotos Celso Pupo/vídeo DC Press)