Mulher: O Que o Endocrinologista Pode Fazer por Você

Eventos Médicos

Mulher: O Que o Endocrinologista Pode Fazer por Você

por site em 8 de março de 2007


Dra. Amanda Athayde, Presidente do DEFA; Gestão 2007/2009 - Foto: Celso Pupo

Toda mulher vai necessitar, ao longo das diversas fases da vida, do acompanhamento de um endocrinologista para garantir sua saúde e bem estar. A propósito do Dia Internacional da Mulher – 8 de março – a presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia (DEFA) da SBEM, Dra. Amanda Athayde, comenta alguns problemas que podem ser detectados e tratados por estes profissionais.

O que Eles Tratam

Dificuldades de engravidar; amenorréias (atraso ou ausência da menstruação); problemas na tireóide; cistos nos ovários, hirsutismo (o aumento de pelos na mulher em áreas que normalmente só existem no homem, como a face); menopausa – desde a pré até a reposição hormonal – e osteoporose são questões nas quais o endocrinologista é o profissional mais adequado para auxiliar no tratamento. É ele quem avalia a necessidade e indica a terapia de reposição hormonal, por exemplo.

De acordo com a Dra Amanda, “desde a puberdade, quando começam a surgir as mamas e inicia o ciclo menstrual, o endocrinologista auxilia a mulher. Por toda a vida, sempre que haja irregularidade menstrual, é o endocrinologista que ajuda na detecção dos motivos”.

Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino – e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos). Leia mais sobre a atuação destes profissionais na preservação da saúde da mulher nas matérias relacionadas abaixo, ou acesse o índice geral da área de Endocrinologia Feminina, no link acima (Índice Geral).