CBAEM 2017

Menopausa Precoce

A Menopausa Precoce ocorre antes dos 40 anos e acomete 1% das mulheres; já a Menopausa Cedo, acontece antes dos 45 anos e acomete 5% das mulheres. A idade da menopausa não se correlaciona com a idade da 1a menstruação e, sim, com a idade com que a mãe e as irmãs da paciente entraram em menopausa. Há fatores que antecipam discretamente a menopausa em um ano como: fumo, laqueadura tubária e histerectomia.

Por outro lado, a menopausa precoce também pode ter causas externas como cirurgia retirando ovários ou grande parte deles, radiação, quimioterapia, além de causas internas. Nesse caso, as principais são as genéticas, ligadas a alterações no cromossoma X (Síndrome de Turner e suas variantes), e autoimunes, associadas a problemas de tireoide, como a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves.

Uma outra causa seria a Síndrome de X Frágil, uma condição genética em que portadoras da alteração, em grau leve, teriam menopausa precoce, podendo haver casos na família de crianças com deficiência mental, que seriam os portadores da alteração plena. Assim, Menopausa Precoce é indicação precisa de terapia de reposição hormonal, uma vez que essas mulheres têm risco 4 x maior de doenças cardíacas e 7x maior de osteoporose.

Saiba Mais

+ Notícias

25/07 I Simpósio Jovem Doutor - Módulo Endocrinologia e Nutrição

Data: 22 e 23 de novembro
Local: São José do Rio ...

17/072º Congresso Internacional de Gestão em Saúde ABRAMED

Data: 25 de agosto
Local: São Paulo, SP
Informações: www ...

14/07Webmeeting 18 de Julho

O quinto webmeeting de 2017 está confirmado para o dia 18 de ...