A SBEM Nacional, representada pelo seu Departamento de Obesidade, discorda veementemente de um dos itens da Consulta Pública do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em Adultos. Este é o momento de médicos, pacientes, familiares ou amigos se manifestarem para melhorar o tratamento das pessoas com obesidade no SUS.
Orientações e Como Participar
No dia 20 de julho de 2020, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema único de Saúde (CONITEC) abriu uma consulta pública sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em Adultos.
Na página 10, Item 7.2, o documento apresenta a seguinte frase: “O uso de medicamentos no tratamento do sobrepeso e obesidade não está recomendado neste protocolo, dada a sua baixa eficácia/efetividade na perda e manutenção da perda de peso e o alto risco de eventos adversos”.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), representada pelo seu Departamento de Obesidade, discorda veementemente da afirmação acima. São inúmeros os estudos que demonstram a eficácia do tratamento farmacológico da obesidade e os inúmeros benefícios da perda de peso induzida por medicação, incluindo melhora de diversas comorbidades físicas, psicológicas e metabólicas relacionadas ao excesso de peso.
Mais do que isso, a SBEM considera a obesidade uma doença crônica com impacto significativo no Sistema Único de Saúde (SUS) e que a disponibilização de agentes antiobesidade poderia ter um impacto significativo na saúde de pacientes com obesidade em todo o país.
É lamentável que uma frase preconceituosa, sem lastro de evidência científica, esteja no PCDT de uma doença que acomete dezenas de milhões de brasileiros.
Os usuários do SUS não dispõem de nenhum medicamento para o tratamento da obesidade, evidenciando a inequidade no cuidado à pessoa com obesidade no nosso sistema público de saúde.
Este é o momento de opinarmos nesse PCDT, que orientará os profissionais no sistema público de saúde. Sua opinião, seja como médico, paciente, familiar ou amigo é fundamental para melhorar o tratamento das pessoas com obesidade no SUS.
A Consulta Pública está aberta até o dia 10 de agosto.
Para conhecer o PCDT, acesse http://conitec.gov.br/consultas-publicas (Consulta Pública 25)
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Conheça os nomes dos integrantes da nova diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, incluindo o Conselho Fiscal, da gestão 2021 – 2022, sob a presidência do Dr. César Luiz Boguszewski.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...