Medicamentos no Tratamento do Sobrepeso e Obesidade

relogio 27/07/2020 - 18:35 Comunicados Oficiais

A SBEM Nacional, representada pelo seu Departamento de Obesidade, discorda veementemente de um dos itens da Consulta Pública do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em Adultos. Este é o momento de médicos, pacientes, familiares ou amigos se manifestarem para melhorar o tratamento das pessoas com obesidade no SUS.  

Orientações e Como Participar

No dia 20 de julho de 2020, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema único de Saúde (CONITEC) abriu uma consulta pública sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Sobrepeso e Obesidade em Adultos.

Na página 10, Item 7.2, o documento apresenta a seguinte frase: “O uso de medicamentos no tratamento do sobrepeso e obesidade não está recomendado neste protocolo, dada a sua baixa eficácia/efetividade na perda e manutenção da perda de peso e o alto risco de eventos adversos”.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), representada pelo seu Departamento de Obesidade, discorda veementemente da afirmação acima. São inúmeros os estudos que demonstram a eficácia do tratamento farmacológico da obesidade e os inúmeros benefícios da perda de peso induzida por medicação, incluindo melhora de diversas comorbidades físicas, psicológicas e metabólicas relacionadas ao excesso de peso.

Mais do que isso, a SBEM considera a obesidade uma doença crônica com impacto significativo no Sistema Único de Saúde (SUS) e que a disponibilização de agentes antiobesidade poderia ter um impacto significativo na saúde de pacientes com obesidade em todo o país.

É lamentável que uma frase preconceituosa, sem lastro de evidência científica, esteja no PCDT de uma doença que acomete dezenas de milhões de brasileiros.

Os usuários do SUS não dispõem de nenhum medicamento para o tratamento da obesidade, evidenciando a inequidade no cuidado à pessoa com obesidade no nosso sistema público de saúde.

Este é o momento de opinarmos nesse PCDT, que orientará os profissionais no sistema público de saúde. Sua opinião, seja como médico, paciente, familiar ou amigo é fundamental para melhorar o tratamento das pessoas com obesidade no SUS.

A Consulta Pública está aberta até o dia 10 de agosto.

Para conhecer o PCDT, acesse http://conitec.gov.br/consultas-publicas (Consulta Pública 25)

Para contribuir com a consulta pública, acesse o formulário neste link

Participe da Consulta Pública. Vamos tentar mostrar que Obesidade é uma Doença Crônica e precisa ser tratada como tal.

EMBE 2019
Universidade online SBEM 2020