Campanha Contra o Cigarro Eletrônico

por Jornalismo SBEM em 20 de maio de 2022


A Associação Médica Brasileira (AMB) – e demais associações como a SBEM Nacional – divulgou um posicionamento onde solicita à Anvisa a fiscalização mais intensa e proibição definitiva dos DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar) no Brasil. Além disso, a AMB está realizando uma campanha de esclarecimento à população sobre os riscos dos DEFs.

A Campanha e o Posicionamento

A campanha “Não se engane, cigarro eletrônico é cigarro” visa alertar a população sobre os danos à saúde provocados por esses dispositivos. Além disso, traz orientações aos médicos sobre as mensagens que devem ser destinadas aos pacientes, uma vez que os cigarros eletrônicos já são uma grave questão de saúde pública. Foi criado um site dirigido ao público, com os pontos principais relacionados aos DEFs.

As entidades exigem medidas mais rigorosas para fiscalização e punição de violadores desta resolução e ressaltam a preocupação com o aumento do uso desenfreado desses dispositivos, em especial entre os jovens.

Apesar da regulamentação de proibição da venda, da importação e da propaganda de cigarros eletrônicos no país, feita pela Anvisa desde 2009, a comercialização desses produtos pela internet são alarmantes. Hoje, a Anvisa está em fase final de elaboração de posicionamento contra a liberação do uso dos DEFs para tentar inibir esse comércio.

O que São os DEFs

Os DEFs são dispositivos mecânico-eletrônicos, alimentados por bateria, que auxiliam a liberação do aerossol contendo nicotina, droga esta que leva à dependência, entre outras substâncias químicas cancerígenas comprovadas cientificamente. Os estudos comprovam que o uso deste dispositivo eletrônico aumenta em cerca de três vezes a probabilidade do usuário fumar cigarros comuns.

Em geral, esses dispositivos são vistos como uma ameaça à saúde pública, a partir dos problemas associados, como os riscos de trombose, AVC, hipertensão e infarto do miocárdio, entre outros.

Mais detalhes sobre o posicionamento e a campanha nos links a seguir: