Diretrizes – Pé Diabético

Eventos Médicos

Diretrizes – Pé Diabético

por site em 15 de abril de 2021


A Tradução Brasileira das Diretrizes IWGDF acaba de ser lançada durante  o e-CBEM 2020 e o download está disponível no site da SBEM.

A informação da liberação do conteúdo foi feita pela Dra. Hermelinda Pedrosa, durante a reunião do Conselho Deliberativo, realizada na tarde do dia 2 de dezembro, em Brasília.

O Departamento de Diabetes e a Comissão de Campanhas alinharam com o D-Foot International para uma série de divulgações, começando pelos Infocards com informações sobre tratamento e cuidados com o Pé Diabético. O material teve o aval da Comissão de Comunicação Social e da presidência da SBEM e o compromisso de formalizar disponibilidade da Tradução das Diretrizes-IWGDF para o Brasil.

Nas Diretrizes é importante ressaltar o registro do apoio dos Drs. Nicolaas Schaper e Jaap van Netten (do grupo editorial do IWGDF, Holanda) pela receptividade e confiante cessão dos copyrights à SBEM.

A Dra. Hermelinda explica que as Diretrizes-IWGDF serão ferramentas estratégicas de implementação pelos endocrinologistas, com extensão aos profissionais de saúde e membros das sociedades científicas que atuam na área, como as Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, Sociedade Brasileira de Diabetes, Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, entre outras.

O trabalho contou com a importante contribuição multidisciplinar de especialistas e profissionais de saúde, membros da SBEM e do D-Foot no Brasil, no processo de revisão técnico-científica.