A SBEM-SC, presidida pela Dra. Lireda Meneses, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes de Santa Catarina, está preparando uma série de atividades para lembrar o Dia Mundial do Diabetes. Além de organizar ações em diversas cidades, a Regional confeccionou uma camiseta da campanha, que foi entregue para cada associado, para que ele utilize no dia 14 de novembro.
Uma das atividades mais interessantes para o Dia Mundial do Diabetes, sugeridas pela International Diabetes Federation, é a iluminação dos principais monumentos com a cor azul (cor símbolo adotada pela ONU). Em Florianópolis, instalações como Hospital de Caridade e Associação Catarinense de Medicina estarão iluminadas.
Em Joinville, no norte do estado, o Instituto de Diabetes de Joinville conseguiu a iluminação no Prédio da Prefeitura Municipal de Joinville, na Ponte da Lepper e no Pórtico da cidade (altos da Rua XV de Novembro). A iluminação está prevista para o dia 14 novembro de 2013.
Veja como será a programação das atividades pelo estado:
Em Canoinhas, haverá uma palestra educativa com a endocrinologista Marcela Zaniolo Voigt, com o tema diabetes no sábado, dia 09/11, às 9 horas, na sede da Unimed. A palestra é gratuita e aberta à comunidade.
Em Chapecó será realizado um dia de treinamento e discussões sobre diabetes com médicos e enfermeiros da rede básica de saúde. A atividade está agendada para o dia 12 de novembro e é coordenada pela endocrinologista Mari Cassol Ferreira. Além disso, haverá ações educativas para a comunidade.
No dia 14 de novembro, haverá uma campanha educativa no Beiramar Shopping, em Florianópolis. Médicos endocrinologistas e outros profissionais da saúde estarão dando orientações sobre o diabetes e realizando aferição de pressão e teste de glicemia capilar. O horário da atividade será das 10h às 22h (piso superior). Entrada gratuita.
Haverá, também, uma campanha educativa no dia 14 de novembro no Supermercado Hippo (Rua Almirante Alvim), das 16 às 20h e na rede de Supermercado Angeloni (Capoeiras e Beira Mar), das 16 às 20h. Nos dois locais serão realizados testes de glicemia capilar, orientação sobre a prevenção e distribuição de folder educativo sobre sintomas e fatores de risco. A atividade, gratuita, está sendo coordenada pela Dra. Amely Pereira Silva Balthazar e o Núcleo de Endocrinologia da UNISUL.
Em Joinville, a Associação de Diabéticos de Joinville (ADIJO) realizará uma atividade na manhã do dia 14 de novembro, na sede da entidade, que fica na Rua Jaguarão 147, bairro Boa Vista, Joinville, Santa Catarina. Será feito o serviço de orientação sobre alimentação e dosagem de hemoglobina glicada, colesterol e glicemia. A atividade, coordednada pela Dra. Suely Keiko Kohara, é gratuita e aberta para toda comunidade, para mais informações ligue (47) 3028-7976.
No dia 13 de novembro, haverá um Workshop em Diabetes, com Dr. Dalisbor Marcelo Weber Silva, no auditório da Câmara de Vereadores de Joinville, que fica situada na Rua Hermann August Lepper, 1100, Bairro Saguaçu. Atividade gratuita e aberta a comunidade. Av.
No dia 17 de novembro, haverá uma Caminhada pelo Diabetes.
No Futebol - Dentro de Campo
Divulgação do Dia Mundial do Diabetes durante jogo do Joinville Esporte Clube, no dia 12/11, com faixa e camisetas para jogadores do clube.
Na cidade de Porto União, todas as unidades de saúde do município realizarão testes de glicemia no dia 14 de novembro. Além disso, haverá orientação nutricional e distribuição de material informativo. As atividades são coordenadas pelo endocrinologista Teófilo Mamcarz.
Leia também:
Você sabe de que forma o endocrinologista pode ajudar? Conheça, aqui, os campos de atuação desse especialista.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
Enquanto a vacinação não se inicia, é importante a manutenção do isolamento e distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19. Vejam algumas das informações na s...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.