Sandra Narita | 26/09/2008 |
Hipertensão arterial, diabetes, obesidade e colesterol alto são alguns dos principais fatores de risco de doenças cardíacas. Para chamar atenção para estes males e a prevenção contra problemas no nosso órgão vital, o Dia Mundial do Coração (todo último domingo de setembro, este ano, dia 28) escolheu este ano o tema "Conheça seu risco!".
Dia do Coração foi criado, em 2000, pela World Heart Federation (WHF) para alertar as pessoas sobre doenças cardiovasculares que, segundo a própria WHF, matam 17,5 milhões de pessoas, todo o ano, no mundo. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, esta é a principal causa de mortalidade da população, representando 31,5% dos óbitos.
Os maus hábitos de vida têm contribuído para aumentar o número de pessoas com problemas cardiovasculares, inclusive entre os jovens. Por isso, para a manutenção da saúde, os médicos recomendam a prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e que se evite o estresse.
As doenças cardiovasculares podem não apresentar nenhum sintoma, por muito tempo, ou apresentar sintomas vagos e comuns a outras doenças como dor de cabeça, tonteira, cansaço, enjôos, falta de ar e desconforto no peito.
O diagnóstico das doenças cardiovasculares é feito por exames clínicos e laboratoriais como exame de colesterol, teste de glicemia, medição da pressão arterial, entre outros. Além disso, o paciente deve ficar atento à medida da circunferência abdominal - as mulheres devem ter até 80cm e os homens, 94cm. Acima desses valores, o paciente é classificado no grupo de risco.
Prevenção É o Melhor Remédio
Parar de fumar, reduzir a massa corpórea e os níveis de colesterol, controlar o diabetes e utilizar ácido acetilsalicílico (sob prescrição médica) são cinco medidas preventivas que podem reduzir, em até 63%, a ocorrência de ataques cardíacos e 31% de derrame cerebral nas próximas três décadas. Esta é a conclusão presente em um relatório emitido pela American Heart Association (AHA), American Diabetes Association (ADA) e American Cancer Association (ACS).
O documento traz dados da pesquisa National Health and Nutrition Education Survey, que avaliou os efeitos das atividades preventivas recomendadas nos Estados Unidos contra problemas cardiovasculares. O relatório indica que mais de 78% dos norte-americanos adultos com idades entre 20 e 80 anos devem seguir ao menos uma das medidas preventivas de problemas cardiovasculares.
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Os trabalhos já iniciaram para a organização do Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia que acontecerá em São Paulo. A Dra. Marise Lazaretti Castro, presidente do CBEM 2022, fala sobre o planejam...
Dr. João Modesto, presidente do Congresso Brasileiro de Atualização em Endocrinologia e Metabologia 2021, fala sobre o planejamento e as expectativas para o evento em João Pessoa.
O formato mudou e se adaptou ao novo normal e de quatro dias, o evento passou a oito dias. Vejam alguns dos momentos do e-CBEM 2020, em entrevistas, premiações, vídeos e reportagens.
São diversas informações sobre problemas endocrinológicos e as principais orientações. Dicas, respostas às dúvidas de internautas e muito mais, sempre sob a consultoria dos maiores especi...