Dia Mundial da Osteoporose 2019

relogio 18/10/2019 - 16:04 Campanhas Públicas

Mais uma campanha de conscientização da SBEM Nacional neste mês de outubro. Para marcar o Dia Mundial da Osteoporose – 20 de outubro, a Sociedade divulga, no site e redes sociais, informações e orientações sobre o diagnóstico, o risco de fraturas e a prevenção da doença.

A campanha é organizada pelas Comissões de Campanhas Públicas e Comunicação Social da SBEM, e o Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade.*

A osteoporose é a principal doença ósseo metabólica. Ela é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. A prevenção deve ser feita já na infância com uma alimentação saudável.

Algumas orientações da campanha

  • Uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura;
  • O principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos;
  • Coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura;
  • Fatores de risco: menopausa, tabagismo, bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, vitamina D e exposição ao sol;
  • Faça atividade física regularmente.

Confira abaixo os folhetos informativos da campanha e o vídeo de orientação com o Dr. Roberto Luis Zagury, membro da Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte (CTEEE) da SBEM.

*O Dr. Ricardo Meirelles é o presidente da Comissão de Comunicação Social, a Dra. Erika Parente é a presidente da Comissão de Campanhas Públicas, e o Dr. Miguel Madeira está à frente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral.

 

 

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM