Dia Mundial da Osteoporose 2019

Notícias

Dia Mundial da Osteoporose 2019

por site em 15 de abril de 2021


Mais uma campanha de conscientização da SBEM Nacional neste mês de outubro. Para marcar o Dia Mundial da Osteoporose – 20 de outubro, a Sociedade divulga, no site e redes sociais, informações e orientações sobre o diagnóstico, o risco de fraturas e a prevenção da doença.

A campanha é organizada pelas Comissões de Campanhas Públicas e Comunicação Social da SBEM, e o Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade.*

A osteoporose é a principal doença ósseo metabólica. Ela é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. A prevenção deve ser feita já na infância com uma alimentação saudável.

Algumas orientações da campanha

  • Uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura;
  • O principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos;
  • Coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura;
  • Fatores de risco: menopausa, tabagismo, bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, vitamina D e exposição ao sol;
  • Faça atividade física regularmente.

Confira abaixo os folhetos informativos da campanha e o vídeo de orientação com o Dr. Roberto Luis Zagury, membro da Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte (CTEEE) da SBEM.

*O Dr. Ricardo Meirelles é o presidente da Comissão de Comunicação Social, a Dra. Erika Parente é a presidente da Comissão de Campanhas Públicas, e o Dr. Miguel Madeira está à frente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral.