Mais uma campanha de conscientização da SBEM Nacional neste mês de outubro. Para marcar o Dia Mundial da Osteoporose – 20 de outubro, a Sociedade divulga, no site e redes sociais, informações e orientações sobre o diagnóstico, o risco de fraturas e a prevenção da doença.
A campanha é organizada pelas Comissões de Campanhas Públicas e Comunicação Social da SBEM, e o Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade.*
A osteoporose é a principal doença ósseo metabólica. Ela é caracterizada pela diminuição da massa muscular e afeta, principalmente, homens acima de 70 anos e mulheres com mais de 65 anos. A prevenção deve ser feita já na infância com uma alimentação saudável.
Algumas orientações da campanha
- Uma primeira fratura aumenta em até cinco vezes o risco de uma nova fratura;
- O principal exame a ser realizado é a densitometria óssea. Caso o paciente apresente fatores de risco, o exame pode ser feito a partir dos 50 anos;
- Coluna, antebraço e fêmur são os locais mais comuns de fratura;
- Fatores de risco: menopausa, tabagismo, bebidas alcoólicas, baixa ingestão de cálcio, vitamina D e exposição ao sol;
- Faça atividade física regularmente.
Confira abaixo os folhetos informativos da campanha e o vídeo de orientação com o Dr. Roberto Luis Zagury, membro da Comissão Temporária de Endocrinologia do Exercício e Esporte (CTEEE) da SBEM.
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
*O Dr. Ricardo Meirelles é o presidente da Comissão de Comunicação Social, a Dra. Erika Parente é a presidente da Comissão de Campanhas Públicas, e o Dr. Miguel Madeira está à frente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral.