Dia do Endocrinologista

relogio 01/09/2015 - 16:26 Notícias

Vários comentários surgiram na internet e redes sociais em 1 de setembro, perguntando sobre comemorações do Dia do Endocrinologista.

A SBEM informa que a data ainda não está aprovada pela Câmara de Deputados. O pedido está tramitando, após a retomada do processo este ano. Para que seja aprovada é preciso passar por uma Audiência Pública, comprovando a importância da data.

Em 2010, a SBEM conseguiu que a Deputada Solange Almeida apresentasse o Projeto de Lei 7.836, que criava o Dia Nacional do Endocrinologista em 1 de setembro.  A data é o dia da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Infelizmente, depois de tramitar na Câmara, o Projeto foi arquivado. Em 2015, a SBEM retomou a ideia e, através do Deputado Jorginho Melo, foi feita a apresentação de um novo projeto – ainda sem número – criando o Dia Nacional do Endocrinologista.

Ainda é necessário tramitar na Câmara dos Deputados e depende da realização de uma Audiência Pública, validando a proposição. Enquanto isso argumentos, que justifiquem a criação, não forem aprovados a data não é oficial.

Entretanto, a SBEM considera, extraoficialmente, a data como sendo o Dia do Endocrinologista.
Enquanto a definição oficial não acontece, a SBEM parabeniza a todos os endocrinologistas do país e espera poder comemorar em 2016, de forma oficial, o Dia Nacional do Endocrinologista.

Pro Endocrino setembro 2019
quem ve diabetes ve coracao