Cristo Redentor e o Mês do Diabetes

relogio 27/11/2019 - 17:17 Campanhas Públicas

O Cristo Redentor recebeu, nesta quarta-feira, uma iluminação azul e projeção especial pelo mês do Dia Mundial do Diabetes. A iniciativa foi através de um trabalho em conjunto entre a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Sociedade Brasileira de Diabetes e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A proposta é para reforçar a campanha do Novembro Diabetes Azul promovido pelas duas sociedades. A iniciativa da luz azul em monumentos importantes já acontece há algum tempo, sempre com excelente repercussão.  Foi proposta pela International Diabetes Federation e a Organização das Nações Unidas com apoio de todos os países. (fotos Celso Pupo)

Além da iluminação foram projetadas mensagens sobre os números do diabetes - 437 milhões de pessoas - e alertas sobre as complicações crônicas.

O diabetes é uma epidemia global que atinge mais de 16 milhões de brasileiros, porém metade ainda desconhece o diagnóstico. Em dados recentes, divulgados no Diabetes Atlas da IDF, os números são preocupantes. 

A Programação no Cristo Redentor

O evento foi programado, inicialmente para o dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, mas as fortes chuvas que caíram no Rio de Janeiro impossibilitaram a realização da iluminação na data, que foi transferida para o dia 27.

A SBEM lembra que dezenas de atividades, promovidas pelas Regionais da Sociedade, vêm mobilizando o país inteiro e podem ser acompanhadas aqui no site, com centenas de fotos e envolvimento dos endocrinologistas, imprensa e o público.

No Cristo Redentor

A atividade começou no fim da tarde com o deslocamento de convidados para o Cristo Redentor. Por volta das 19h iniciou a ação.  A Dra. Erika Parente, presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBEM Nacional, representou à Sociedade. Pela SBD, a Dra. Rosane Kupfer, vice-presidente da SBD, a Dra. Alessandra Matheus, presidente da SBD RJ, e o Dr. Márcio Krakauer, coordenador de Campanhas da SBD, representaram à entidade. A Dra. Giselle Taboada, presidente da SBEM Rio de Janeiro também esteve presente à cerimônia.

"Precisamos alertar as pessoas que o diabetes é uma doença comum e frequente, que traz muitos prejuízos à saúde. Porém ela pode ser prevenida e tratada. Se for bem controlada, independente do tipo, a pessoa com diabetes terá uma vida saudável", comentou Dra. Erika.

O ator José Loreto, que tem diabetes tipo 1, também foi um dos convidados e vem ajudando a divulgar o diabetes em eventos, reportagens e atividades como a realizada pelas Sociedades Científicas. 

dia mundial do diabetes no cristo redentor

“O Santuário Cristo Redentor, através da sua força comunicacional, abraçou mais uma causa de grande importância para a saúde da população brasileira. Estamos unidos sempre em ações que visam à valorização da vida”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar.

Dra. Erika Parente, representando o presidente da SBEM Nacional, Dr. Rodrigo Moreira, lembrou da importância de ter o apoio da Arquidiocese com o Cristo Redentor, que é um símbolo não só no Brasil , mas no mundo.    

Nas Redes Sociais

Vejam também nas redes sociais da SBEM Nacional - Instagram, Facebook e Twitter - a cobertura da iluminação do Cristo Redentor. 

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM