A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) disponibilizou no dia 13 de setembro, oito consultas públicas para receber sugestões da sociedade sobre medicamentos e Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. Dentre os temas estão: a proposta de incorporação das Insulinas Análogas de Ação Rápida (lispo, asparte e glulisina) para diabetes tipo 1 no SUS e a atualização do PCDT da Puberdade Precoce Central. O prazo final para enviar as sugestões é 3/10.
A Dra. Nina Musolino, membro da Comissão de Comunicação da SBEM, ressaltou que é importante a divulgação destas consultas e pediu o envolvimento dos profissionais na questão. “As contribuições podem ser feitas individualmente por médicos, entidades e população. As respostas às consultas públicas podem ser encaminhadas até o dia 3/10 pelo site da CONITEC. A divulgação da SBEM sobre o assunto acontece através dos departamentos e suas redes sociais e boletim aos associados.”
Segundo a Dra. Karla Melo, representante da SBD para os Projetos de Insulinas Análogas, a CONITEC disponibilizou o Relatório de Recomendação com parecer preliminar negativo, com relação à Incorporação das Insulinas Análogas Rápidas na lista de medicamentos do SUS para pessoas com Diabetes Tipo 1.
“Foi considerado como benefício apenas a redução de 32% da frequência das hipoglicemias graves, destacando a heterogeneidade e o risco de viés devido ao não-mascaramento dos investigadores e pacientes envolvidos nos estudos. A redução significativa das glicemias pós-prandiais não foi levada em conta, pois acreditam não se tratar de parâmetro de eficácia, relacionado com outros desfechos de maior importância. A redução estatisticamente significativa da hemoglobina glicada (-0,13%) não foi considerada com significância clínica”, explicou a médica.
A SBEM, a SBD, SBP, ADJ, ANAD e FENAD responderão à Consulta Pública da CONITEC sobre as insulinas análogas, reforçando os benefícios, indiscutíveis e visíveis em nossa prática clínica, quanto à substituição da insulina humana regular pelas insulinas análogas rápidas.
“É importante demonstrarmos cientificamente o impacto das glicemias pós-prandiais sobre a hemoglobina glicada (desfecho considerado importante) e sobre o risco cardiovascular (já determinado para portadores de DM2 e com evidências inicias para as pessoas com DM1) e a importância da redução, extremamente significativa, da frequência das hipoglicemias graves e suas repercussões sobre adesão à terapia, qualidade de vida, controle glicêmico e desenvolvimento neurológico. Esses são os pontos críticos que devem ser focados no formulário técnico-científico, além da maior flexibilidade do tratamento", destacou Dra. Karla.
Além das respostas científicas à consulta pública, a serem dadas por profissionais da saúde, também foi elaborado um texto de divulgação para pacientes e familiares com orientações sobre como enviar sugestões à consulta pública.
“Há duas formas de contribuição à Consulta Pública: formulário de experiência ou opinião (Pacientes/Familiares e Profissionais de Saúde) e o formulário técnico-científico. A CONITEC valoriza respostas com informações científicas pertinentes e um grande número de respostas dadas pelos pacientes e familiares sobre a sua experiência pessoal. Essa é a chance de darmos o primeiro passo para a melhora da insulinoterapia em nosso país, informem os seus pacientes sobre a consulta pública". finalizou.
Já o relatório para a proposta de atualização do PCDT de Puberdade Precoce Central tem recomendação preliminar favorável da CONITEC. Assim como a consulta pública das insulinas, as contribuições podem ser feitas através de conteúdo científico ou um relato de experiência.
Dentre os tópicos atualizados no PCDT estão: metodologia de busca e avaliação da literatura, classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, diagnóstico clínico e laboratorial, exames de imagem, critérios de inclusão e exclusão, centros de referência, tempo de tratamento, fármacos, acompanhamento e etc.
Alguns desses pontos foram destacados pela Dra. Marília Martins Guimarães, membro do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da SBEM. A médica enumerou as questões que acredita necessitar de revisão sobre puberdade precoce.
Os links para enviar as contribuições às Consultas Públicas estão disponíveis no site da CONITEC até o dia 3/10.
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
Em 19 de abril comemora-se no Brasil o Dia do Índio. Além de celebrar os povos indígenas do nosso país, é importante atentar ao cuidado de sua saúde. Vejam o alerta feito pela SBEM Nacional, atrav&eacu...
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
De acordo com as normas e orientações da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), a SBEM divulga o Edit...
A SBEM começa uma série em podcast para falar sobre uma das descobertas mais importantes da ciência: a insulina. No primeiro episódio, o Dr. Domingos Malerbi, presidente do Departamento de Diabetes da SBEM e da SBD, ...
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.