Conselhos de Saúde para Idosos

relogio 28/02/2006 - 10:07

Dia 27 de setembro é o Dia Mundial do Idoso. Pensando em formas de melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade, o site da SBEM reuniu aqui algumas dicas de prevenção e controle das principais doenças endócrinas que afetam, principalmente esta faixa etária. O Dr. Dalisbor Silva – secretário-adjunto da SBEM Nacional, gestão 2005/2006 – é o consultor desta matéria.

Algumas sugestões auxiliam na prevenção de mais de uma disfunção. Evitar o tabagismo é uma delas, pois previne a osteoporose e as doenças cardiovasculares, que representam fortes complicações do diabetes, além de causar outros males à saúde. O abandono da vida sedentária também traz grandes benefícios à população em geral. Vale lembrar que 30 minutos de caminhada diária é o suficiente.

É interessante que o idoso tenha o seu médico de confiança e que mantenha contato direto com ele para que seja acompanhado em todas as atividades. Segundo o Dr. Dalisbor, o principal objetivo é o controle da qualidade de vida do idoso. Além disso, é fundamental evitar a automedicação. São medidas simples, mas necessárias. Confira outras dicas direcionadas:

Osteoporose

Para a prevenção da osteoporose e de possíveis fraturas é preciso deixar o osso saudável. A mudança de hábitos de vida, com a inclusão da prática de atividade física regular e uma alimentação adequada são boas medidas. É fato que alguns fatores dificultam esta a prática de atividades por idosos – como dificuldade de locomoção, falta de equilíbrio, etc. Por isso é importante que busque uma orientação médica, para que haja uma avaliação prévia geral da saúde e a indicação personalizada com o tipo de exercício mais adequado.

Em relação à alimentação, inclua leite e derivados, diariamente e, se necessário, buscar uma suplementação de cálcio e vitamina D, com orientação médica.

Diabetes

Na alimentação da pessoa com diabetes, é preciso ter cuidado com açúcares simples (doces) e ficar atento na quantidade de amido (massas e tubérculos, como batata e etc.) e de gorduras saturadas (de origem animal) ingerida. Converse com seu médico em relação ao uso de bebida alcoólica.

Outra dica importante do Dr. Dalisbor, é que tenha cuidado especial com produtos diet (sem açúcar) e light (de menor valor calórico). É preciso ter um limite. Ao optar por um produto diet, deve-se usar apenas uma porção, para não aumentar o valor calórico total. Leia os rótulos.

É preciso, ainda, que o idoso tenha sempre cuidado com os pés, utilizando sapatos e cremes adequados para não ressecar a pele. O monitoramento da glicose também é importante.

Hipertensão

A pressão alta é um problema bastante frequente. Para a sua prevenção são necessários: a redução do sal na alimentação, bem como o controle alimentar e, da mesma forma, a atividade física regular.

Em pessoas acima do peso, a redução de 5% do peso geral já faz uma grande diferença nos índices da pressão arterial, é interessante monitorar a pressão periodicamente, de acordo com a indicação médica. Busque levar uma vida mais tranqüila.