Cerimônia de Transmissão de Cargo Reitora na UFRJ

relogio 11/07/2019 - 10:13 Notícias

No dia 8 de julho, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo da pesquisadora e professora Denise Pires de Carvalho, como reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A solenidade aconteceu no Centro de Tecnologias da universidade carioca. Uma cerimônia de posse já havia sido realizada no dia 2 de julho, em Brasília.

Alguns membros da SBEM estiveram presentes na posse: Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Comunicação Social, a Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da Nacional, a Dra. Patrícia de Fátima, atual vice-presidente do Departamento de Tireoide da SBEM, a Dra. Flávia Conceição, ex-presidente da Regional Rio de Janeiro, e a Dra. Doris Rosenthal, professora e pesquisadora da Universidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Cerimônia de Posse

A solenidade aconteceu pela manhã e o Auditório Horta Barbosa ficou lotado. Autoridades de diversos setores – da política à educação – estiveram presentes.

Ao lado do vice-reitor, Carlos Frederico Leão Rocha, a pesquisadora recebeu - no momento em que foi empossada - uma medalha da Universidade, concedida aos novos gestores. Os aplausos foram de quase dois minutos.

Durante seu discurso, a professora destacou o Centenário da instituição (que será completado em 2020), a missão da UFRJ e a importância da manutenção da excelência da instituição. “A universidade permanecerá de qualidade, democrática, inclusiva e laica. A qualidade acadêmica tem sido garantida desde a sua criação há quase um século. A excelência por outro lado, deve estar sempre no nosso horizonte.”

À frente da UFRJ, Denise Pires afirmou que buscará cada vez mais o avanço em direção a uma instituição verdadeiramente democrática e voltada para os interesses coletivos da população. Segundo ela, a universidade tem como papel ajudar a diminuir as desigualdades sociais da sociedade.

Essa igualdade e inclusão, citada pela nova reitora, também foi destacada pelo atual vice-reitor e pelos presidentes da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu Moreira.

- O conhecimento não deve ter barreiras, e se houver, devem ser derrubadas. O sonho coletivo necessita de ação interna e externa à Universidade. Precisamos inovar dentro da agenda assumida. (Carlos Frederico Leão Rocha)

- A UFRJ precisa mostrar o que faz e se transformar por dentro, para mudar o país. Precisa captar recursos e construir a esperança. Agir para transformar o futuro. (Luiz Davidovich)

- Contem com as Sociedades Científicas Brasileiras para os enormes desafios que o país está enfrentando. Precisamos valorizar nossos jovens, com mais inclusão social. Estamos esperançosos e esperançados. (Ildeu Moreira)

Denise Pires de Carvalho e Carlos Frederico Leão Rocha conduzirão a Universidade no quadriênio 2019-2023.

Confira o vídeo da posse.

*A Dra.Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM Nacional, contribuiu com informes, fotos e vídeos da cerimônia de posse da pesquisadora.

EMBE 2019
Universidade online SBEM