Campanha de Combate ao Colesterol 2019

relogio 22/07/2019 - 12:12 10 coisas que você precisa saber

“O colesterol alto do seu filho não é brincadeira. Proteja sua família. Procure seu pediatra ou seu endocrinologista.” O cuidado com as crianças é tema central da Campanha de Combate ao Colesterol 2019, promovida pela SBEM Nacional, através do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose e Comissão de Campanhas da Sociedade, e em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.*

Um folheto e vídeo com esclarecimentos sobre a importância de cuidar do colesterol, desde a infância, foram produzidos para serem compartilhados nas redes sociais da SBEM e também de todas as Regionais. 

A  SBEM também estimula o público a compartilhar o vídeo, pois é uma forma de disseminar o trabalho realizado e de espalhar informação segura. 

Além da campanha virtual, as Regionais da SBEM foram estimuladas a realizarem ações em seus estados em parcerias com as Regionais da SBP. Estas atividades acontecerão do dia 5 a 9 de agosto em vários locais do país. Fiquem atentos aos avisos nas redes sociais da SBEM Nacional. 

Acesse o folder com orientações sobre o combate ao colesterol


Veja o vídeo, que também está publicado no canal da SBEM no Youtube, além das redes sociais - Fanpage, Instagram e Twitter.


Mensagens Importantes:

  • As doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC ou derrame cerebral) são algumas das maiores causas de morte no mundo.
  • O colesterol alto é tão perigoso nas crianças como nos adultos.
  • A principal causa de colesterol alto é a alimentação rica em gorduras, o excesso de peso e o sedentarismo.
  • Atenção - porque o colesterol alto também pode ser hereditário.
  • Crianças de 2 a 8 anos obesas, com diagnóstico de diabetes ou que tenham pais com histórico de doença cardíaca ou colesterol alto, devem ter seu colesterol dosado.
  • Fique atento porque toda criança entre 9 e 12 anos de idade deve ter seu colesterol avaliado pelo menos uma vez na vida. Para o exame não há necessidade de jejum.
  • Mudando alguns hábitos simples você pode dar uma vida mais saudável ao seu filho e para você também.

Campanhas Anuais

Anualmente a SBEM, o Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose e a Comissão de Campanhas vêm realizando uma grande campanha nacional de combate ao colesterol com excelentes resultados. 

Informações para o público, através de mensagens, vídeos e folhetos, além de ações em diversos pontos do Brasil, tiram dúvidas e esclarecem sobre como a população pode ficar atenta e a prevenir graves problemas de saúde. 

Leia também:

*Dra. Cynthia Valerio, presidente do Departamento de Dislipidemia e Aterosclerose; Dra. Erika Parente, presidente da Comissão de Campanhas Públicas; e Dra. Luciana Rodrigues Silva. 

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019