Atividades Realizadas pelo Dia Mundial do Diabetes

Notícias

Atividades Realizadas pelo Dia Mundial do Diabetes

por site em 8 de novembro de 2019


Todas as Regionais da SBEM estão se mobilizando para realizar ações pelo Dia Mundial do Diabetes – Novembro Azul Diabetes. Nesta reportagem estão listadas as atividades que acontecem pelo país. 

As imagens das ações pelo Brasil estão sendo incluídas no álbum de fotos no Flicrk da SBEM. Confira abaixo as atividades das Regionais.

SBEM Amazonas

A Regional Amazonas realizou ação no Shopping Millenium com orientação e distribuição de folhetos informativos, além da realização de exames de glicemias capilares. Na mídia local, os médicos participaram de programas para divulgar a campanha, que também teve espaço nas mídias online com uma aula gravada para o público no IG e canal do Youtube.

SBEM Ceará

Na véspera do Dia Mundial do Diabetes foi realizada Sessão Solene da Câmara Municipal de Fortaleza para marcar a data e divulgar a campanha na região. 

SBEM Distrito Federal

Em ação para divulgar a campanha na região, o vice-presidente da SBEM-DF, Dr. Márcio Dytz, participou de reportagem na TV Senado. Na entrevista ele falou da parcela da população que desconhece ser diabética e da importância do tratamento precoce.

Entrevista Dr. Márcio – TV Senado

SBEM Espírito Santo

No Espírito Santo foram realizadas ações no Hospital Infantil de Vitória e no Hospital das Clínicas, que atende crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. Além disso, no dia 11 de novembro aconteceu a maratona “Corra que o diabetes vem aí”.

SBEM Goiás

Em Goiás, a Regional realizou atividade voltada para as crianças com foque na prevenção do diabetes.

SBEM Minas Gerais

No dia 3 de novembro, mais de 600 pessoas foram atendidas no Parque Municipal em ação em conjunto da SBEM-MG e da SBD-MG.

SBEM Mato Grosso

A campanha do diabetes no Mato Grosso começou com a realização de corrida para a população, junto com orientações. Além disso, a campanha foi divulgada na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá e na Rádio Vila Real. Na Univag também foi realizada palestra para os funcionários, com realizaçãom de glicemia capilar.

SBEM Mato Grosso do Sul

Divulgação da campanha do Dia Mundial do Diabetes na imprensa local, no jornal Bom Dia MS e na Rádio Morena FM.

SBEM Pará

As ações aconteceram em três serviços: o Hospital Jean Bitar, o Hospital Universitário João de Barros Barreto e o Centro Universitário do Pará (CESUPA). Foram realizados exames de glicemia capilar e aplicação do findrisc para pacientes sem diagnóstico de diabetes, e realização de teste rápido de hemoglobina glicada nos pacientes com diabetes. Além disso, uma palestra na sala de espera foi apresentada e foi entregue folders e kit com glicosímetro aos pacientes.

SBEM Paraíba

Foram realizadas ações no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e no Hospital Universitário, em Campina Grande.

SBEM Rio de Janeiro

A SBEM-RJ, em conjunto com a SBD-RJ, realizou no dia 10 de novembro o Tour Azul do Diabetes. A população pôde participar de corrida e caminhada na praia de Copacabana, além de orientações sobre o diabetes.

No dia 12, o Serviço de Endócrino Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado realizou um passeio com os pacientes com diabetes da unidade para o AquaRio. A ação foi uma iniciativa da Dra. Renata Szundy.

SBEM Rio Grande do Norte

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Natal a SBEM-RN e SBD-RN realizaram atividade que contou com aferição de glicemia capilar, pressão arterial e orientações médicas e nutricionais.

SBEM Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, mais uma vez a Santa Casa participa da campanha com distribuição de folhetos informativos e orientação para os pacientes da unidade.

SBEM Santa Catarina

As atividades da SBEM-SC começaram ainda em outubro. As ações aconteceram nas cidades de Brusque, Itajaí, Blumenau e Joaçaba. 

Dentre as atividades realizadas: corrida e caminhada, orientações, exames e distribuição de folders educativos no Ambulatório da UNIVALI, atividade na praça no centro de Joaçaba com orientações para a população, seminário e prevenção sobre retinopatia.

Além disso, entrevistas na mídia local (rádio e tv) foram realizadas para divulgar a campanha. 

SBEM São Paulo

Na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), os alunos do ensino médio receberam orientações sobre o diabetes, em trabalho em conjunto com os funcionários do local. As Ligas de Endocrinologia da universidade e da Universidade de Marília (UNIMAR) participaram das estações, que ofereceram à população exames de glicemia capilar, verificação da pressão arterial, da cintura abdominal, orientação nutricional e de atividade física.

Dia Mundial do Diabetes 2019