Todas as Regionais da SBEM estão se mobilizando para realizar ações pelo Dia Mundial do Diabetes - Novembro Azul Diabetes. Nesta reportagem estão listadas as atividades que acontecem pelo país.
As imagens das ações pelo Brasil estão sendo incluídas no álbum de fotos no Flicrk da SBEM. Confira abaixo as atividades das Regionais.
A Regional Amazonas realizou ação no Shopping Millenium com orientação e distribuição de folhetos informativos, além da realização de exames de glicemias capilares. Na mídia local, os médicos participaram de programas para divulgar a campanha, que também teve espaço nas mídias online com uma aula gravada para o público no IG e canal do Youtube.
Na véspera do Dia Mundial do Diabetes foi realizada Sessão Solene da Câmara Municipal de Fortaleza para marcar a data e divulgar a campanha na região.
Em ação para divulgar a campanha na região, o vice-presidente da SBEM-DF, Dr. Márcio Dytz, participou de reportagem na TV Senado. Na entrevista ele falou da parcela da população que desconhece ser diabética e da importância do tratamento precoce.
Entrevista Dr. Márcio – TV Senado
No Espírito Santo foram realizadas ações no Hospital Infantil de Vitória e no Hospital das Clínicas, que atende crianças e adolescentes com diabetes tipo 1. Além disso, no dia 11 de novembro aconteceu a maratona “Corra que o diabetes vem aí”.
Em Goiás, a Regional realizou atividade voltada para as crianças com foque na prevenção do diabetes.
No dia 3 de novembro, mais de 600 pessoas foram atendidas no Parque Municipal em ação em conjunto da SBEM-MG e da SBD-MG.
A campanha do diabetes no Mato Grosso começou com a realização de corrida para a população, junto com orientações. Além disso, a campanha foi divulgada na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá e na Rádio Vila Real. Na Univag também foi realizada palestra para os funcionários, com realizaçãom de glicemia capilar.
Divulgação da campanha do Dia Mundial do Diabetes na imprensa local, no jornal Bom Dia MS e na Rádio Morena FM.
As ações aconteceram em três serviços: o Hospital Jean Bitar, o Hospital Universitário João de Barros Barreto e o Centro Universitário do Pará (CESUPA). Foram realizados exames de glicemia capilar e aplicação do findrisc para pacientes sem diagnóstico de diabetes, e realização de teste rápido de hemoglobina glicada nos pacientes com diabetes. Além disso, uma palestra na sala de espera foi apresentada e foi entregue folders e kit com glicosímetro aos pacientes.
Foram realizadas ações no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e no Hospital Universitário, em Campina Grande.
A SBEM-RJ, em conjunto com a SBD-RJ, realizou no dia 10 de novembro o Tour Azul do Diabetes. A população pôde participar de corrida e caminhada na praia de Copacabana, além de orientações sobre o diabetes.
No dia 12, o Serviço de Endócrino Pediatria do Hospital dos Servidores do Estado realizou um passeio com os pacientes com diabetes da unidade para o AquaRio. A ação foi uma iniciativa da Dra. Renata Szundy.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Natal a SBEM-RN e SBD-RN realizaram atividade que contou com aferição de glicemia capilar, pressão arterial e orientações médicas e nutricionais.
Em Porto Alegre, mais uma vez a Santa Casa participa da campanha com distribuição de folhetos informativos e orientação para os pacientes da unidade.
As atividades da SBEM-SC começaram ainda em outubro. As ações aconteceram nas cidades de Brusque, Itajaí, Blumenau e Joaçaba.
Dentre as atividades realizadas: corrida e caminhada, orientações, exames e distribuição de folders educativos no Ambulatório da UNIVALI, atividade na praça no centro de Joaçaba com orientações para a população, seminário e prevenção sobre retinopatia.
Além disso, entrevistas na mídia local (rádio e tv) foram realizadas para divulgar a campanha.
Na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), os alunos do ensino médio receberam orientações sobre o diabetes, em trabalho em conjunto com os funcionários do local. As Ligas de Endocrinologia da universidade e da Universidade de Marília (UNIMAR) participaram das estações, que ofereceram à população exames de glicemia capilar, verificação da pressão arterial, da cintura abdominal, orientação nutricional e de atividade física.
Vejam qual o papel do endocrinologista no acompanhamento das pessoas trans. A Campanha da Visibilidade Trans, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI), tem como objetivo esclarece...
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
Reportagens onde o nome da SBEM foi citado. Neste espaço, você confere uma listagem com algumas dessas matérias – 2021
No Brasil, comemora-se em 29 de janeiro o Dia da Visibilidade Trans. O intuito é promover reflexões e estimular o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o respeito à população trans....
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e a Sociedade Brasileira de Diabetes emitiram uma nota técnica sobre imunização para COVID-19 na pessoa com Diabetes Mellitus.
Vejam qual o papel do endocrinologista no acompanhamento das pessoas trans. A Campanha da Visibilidade Trans, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão (CDEI), tem como objetivo esclarece...
Entre as ações da Campanha da Visibilidade Trans, 29 de janeiro, realizada pela SBEM, através da Comissão de Diversidade, Equidade e Inclusão, está a divulgação de mensagens e imagens sob...
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...