Um dos principais congressos mundiais sobre tireoide terminou no último fim de semana, o American Thyroid Association Annual Meeting, da American Thyroid Association (ATA).
A edição de 2023 foi especial, já que a Sociedade completou seu centenário. Uma ocasião que serviu de ponto de encontro para diversos especialistas brasileiros, associados da SBEM. Na sessão, a ATA apresentou a história da Sociedade por décadas, desde 1923.
Foram cinco dias de muitos debates e atualizações. Uma das sessões mais esperadas foi o novo consenso sobre o manejo dos nódulos e o tratamento do câncer de tireoide em adultos e crianças. A aula encerrou o Congresso e apresentou as principais mudanças no guideline, como a nova classificação ultrassonográfica dos nódulos tireoidianos e uma conduta conservadora com relação à terapia do câncer de tireoide, como indicação de cirurgia e tratamento com iodoradioativo.
Além das novidades do consenso, inteligência artificial em nódulos de tireoide; hipotireoidismo e hipertireoidismo no idoso também fizeram parte dos debates.
Entre os brasileiros, participaram do Congresso o Dr. Danilo Villagelin (presidente do Departamento de Tireoide), o Dr. Rafael Scheffel (vice-presidente), a Dra. Carolina Ferraz e a Dra. Ana Luiza Maia (membros da diretoria da SBEM). Também presentes, a Dra. Valéria Guimarães, ex-presidente da SBEM e Dra. Janete Cerutti (presidente da Latin America Thyroid Society (LATS).
O Congresso da ATA aconteceu de 27 de setembro a 1 de outubro, em Washington.


