cbem2014
Carregando

Eventos Médicos

Congremem 2011: Uso de Esteroides por Atletas

Dr. Christian Strassburger apresentou, no dia 13 de novembro, a primeira Conferência do Congremem 2011: "Steroids and GH doping in athletes”.

O especialista iniciou sua palestra comentando a Corrida e Caminhada Mudando o Diabetes, da qual participou. “Hoje de manhã, vi um grande número de pessoasmuitas pessoas que parecem utilizar substâncias para melhorar seu emprenho em competições. Isso é muito comum”, disse. O endocrinologista mostrou os dados de uma pesquisa que perguntou a atletas se eles usariam uma substância que os ajudaria a vencer uma competição, se não houvesse risco deles serem pegos numa fiscalização.

De acordo com os dados, 195, das 198 pessoas pesquisadas, afirmaram que tomariam a substância, ou seja, 98%. “Quando perguntaram a eles se eles ainda tomariam a substância, mesmo se ela lhes causassem a morte após cinco anos, 50% deles afirmaram que sim”, contou Dr. Christian. “Isso mostra que o problema do doping é algo que os endocrinologistas não conseguem lidar sozinhos, mas precisam de ajuda de outras especialidades, entre elas a Psicologia, para conseguir entender o que se passa na mentes destes atletas”, diz.

Segundo o especialista, muitos atletas fazem uso dos hormônio de crescimento pois ele ajuda no aumento da massa magra e na diminuição de gordura do corpo. “É um sonho, principalmente para os fisiculturistas”, disse. As doses usadas são grandes. De acordo com Dr. Christian, os números chegam a 100 vezes mais do que as doses recomendadas. “Tem atleta que chega a usar cerca de 10g de testosterona, mas não constantemente. Eles fazem o uso em ciclos, chamados de pirâmides”, conta.

O palestrante mostrou ainda diversos casos de atletas que foram presos por usarem esteroides em competições e apresentou alguns dos efeitos colaterais do uso indevido de hormônio de crescimento. “Cito o caso do competidor Tom Simpson, que morreu durante uma prova que estava sendo televisionada. O caso chamou a atenção para o uso indevido”, afirmou.

Ainda na sua apresentação, Dr. Christian comentou  a facilidade com que as pessoas conseguem comprar esteroides através de farmácias na internet. “Em alguns casos você encontra, inclusive, um manual de uso”, contou.

Segundo o especialista, o caso de doping em atletas é preocupante, mas a utilização dessas substâncias por pessoas comuns também devem ser levadas em consideração. "Nessas horas me pergunto porque, ao invés de subir uma escada a pé, uma pessoa opta sempre pela escada rolante", disse.

O especialista falou ainda sobre os marcadores de doping e sua eficiência. “Acredito que, no futuro, serão utilizados nas competições esportivas, uma combinação de marcadores para encontrar quem faz o uso de esteroides”, finalizou.

comments powered by Disqus

+ Notícias

27/08IX Endosul

Falta pouco para que a cidade de Florianópolis receba mais uma ...

27/08Diabetes no Rio

De 13 a 15 de novembro o Rio de Janeiro receberá a ...

27/08Encontros Gaúchos

A Universidade de Caxias do Sul (RS), no Rio Grande do Sul ...