Workshop no e-CBEM: 1 de Dezembro

Eventos Médicos

Workshop no e-CBEM: 1 de Dezembro

por site em 15 de abril de 2021


Os custos dos tratamentos de doenças endócrinas foi o tema de um importante debate para os participantes do e-CBEM, na manhã da terça-feira, dia 1 de dezembro. O Workshop “Fármaco-Economia em Endocrinologia” foi coordenado pelo Dr. Mario Vaisman e pela Dra. Luciana Naves.

No encontro online, especialistas discutiram os gastos em doenças como acromegalia, câncer de tireoide, diabetes e obesidade, além do o impacto econômico do diagnóstico tardio da hiperplasia adrenal congênita.

A Dra. Lara Porto foi a primeira a falar, abordando a acromegalia. Ela comentou sobre a necessidade de investimentos em cirurgia hipofisária e os custos de algumas medicações importantes para o tratamento. A especialista destacou, ainda, que a radioterapia apresenta relativo baixo custo, mas ressaltou que ela deve ser reservada para casos selecionados (terapia de 3a linha).

Já a Dra. Carolina Janovsky informou que não há dados sobre o verdadeiro custo do uso de recursos em câncer de tireoide. No entanto, segundo ela, é importante rever indicações de procedimentos diagnósticos e tipos de tratamento para pacientes com câncer diferenciado de tireoide, visando agregar valor aos cuidados dos pacientes.

Os custos da obesidade e do diabetes foram apresentados pela Dra. Luciana Bahia. A endocrinologista enfatizou que, com recursos escassos para a saúde, a alocação eficiente deles precisa ser feita em intervenções comprovadamente custo-efetivas e baseadas em evidências. “Essa atitude poderá reduzir o impacto clínico e econômico das duas doenças”, afirmou a médica.

A Dra. Mirela Costa de Miranda fechou a discussão explicando que a hiperplasia adrenal congênita é subdiagnosticada, mesmo com coortes mais recentes. A médica falou sobre a Triagem Neonatal e destacou que o diagnóstico clínico tardio permite a ocorrência de eventos adversos importantes.