Webmeeting – Incidentaloma Hipofisário

Notícias

Webmeeting – Incidentaloma Hipofisário

por site em 3 de agosto de 2012


Na próxima terça, dia 7, aconteceu mais uma edição do webmeeting da SBEM, programa da Sociedade que tem o objetivo de promover a Educação Médica Continuada. Os doutores Nina Musolino e Júlio Abucham discutiram o tema “Incidentaloma Hipofisário”.

Ressaltando a pertinência do assunto, Dra. Nina diz que no cenário atual o exame pode ser realizado por vários motivos, como cefaleia ou trauma de crânio e, por isso, o endocrinologista necessita saber como investigar e conduzir o caso para evitar exames e tratamentos desnecessários. A doutora também destaca a importância da segurança e do conhecimento do médico nesse tipo de avaliação, pois esses dois fatores vão ajudar a manter o paciente calmo diante da possibilidade de um problema mais sério.

A redução de custos financeiros em avaliações excessivas, e muitas vezes não indicadas, também foi discutida. “Abordamos aspectos polêmicos e as dificuldades, e mesmo os riscos de investigação excessiva. Por outro lado alguns achados incidentais merecem toda atenção e esta diferenciação é também outro desafio do endocrinologista”, diz a especialista.