Notícias

Webmeeting - Incidentaloma Hipofisário

Na próxima terça, dia 7, aconteceu mais uma edição do webmeeting da SBEM, programa da Sociedade que tem o objetivo de promover a Educação Médica Continuada. Os doutores Nina Musolino e Júlio Abucham discutiram o tema “Incidentaloma Hipofisário”.

Ressaltando a pertinência do assunto, Dra. Nina diz que no cenário atual o exame pode ser realizado por vários motivos, como cefaleia ou trauma de crânio e, por isso, o endocrinologista necessita saber como investigar e conduzir o caso para evitar exames e tratamentos desnecessários. A doutora também destaca a importância da segurança e do conhecimento do médico nesse tipo de avaliação, pois esses dois fatores vão ajudar a manter o paciente calmo diante da possibilidade de um problema mais sério.

A redução de custos financeiros em avaliações excessivas, e muitas vezes não indicadas, também foi discutida. “Abordamos aspectos polêmicos e as dificuldades, e mesmo os riscos de investigação excessiva. Por outro lado alguns achados incidentais merecem toda atenção e esta diferenciação é também outro desafio do endocrinologista”, diz a especialista.

 

+ Notícias

18/04Congresso Brasileiro de Obesidade em Recife

O feriado de Tiradentes para os endocrinologistas será de muita atualização ...

12/04Suplementação Alimentar

A SBEM informa que no dia 13 de maio realizará o curso ...

12/0414º Endofeminina

Data: 23 e 24 de junho
Local: Porto Alegre, RS
Informações ...