Webmeeting: Hipertensão Endócrina

relogio 22/07/2019 - 16:18 Eventos Médicos

O próximo Webmeeting da SBEM está com o tema e a data definidos. A videoconferência, que abordará a "Hipertensão Endócrina: Quando e Como Investigar?" é exclusiva aos sócios e está marcada para o dia 31 de julho (quarta-feira), às 21h. Observem que o debate online será na quarta-feira. O Dr. Madson Queiroz de Almeida será o moderador e a Dra. Flávia Amanda Costa Barbosa fará a apresentação.

Os Dados da Hipertensão Arterial

A hipertensão arterial (HA) é um importante fator de risco cardiovascular que acomete de 10 a 40% da população adulta em países industrializados. No Brasil, a HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, sendo que na maior parte dos casos, a é primária (essencial ou idiopática), mas 15% dos pacientes têm formas secundárias de HA.

O Dr. Madson explica que em adultos jovens (<40 anos), a prevalência de HA secundária é de aproximadamente 30%. “O diagnóstico da HA secundária é particularmente importante porque permite o tratamento etiológico específico, aumentando a possibilidade de cura. Dentre os pacientes com HA resistente (definida como ausência de controle pressórico na vigência de 3 medicações anti-hipertensivas ou controle pressórico com o uso de 4 medicações), está indicado o rastreamento para hiperaldosteronismo primário (HP) e tumores secretores de catecolaminas (feocromocitomas e paragangliomas”.

No debate, serão levantados temas como o hiperaldosteronismo primário, que constitui a causa mais frequente de hipertensão arterial endócrina, com prevalência de 4 e 10% entre os hipertensos na atenção primária e terciária, respectivamente. “Dessa forma, podemos estimar que o Brasil teria no mínimo 1,4 milhão de indivíduos com HP (4% de 36 milhões de hipertensos). Vale ressaltar que o HP e o feocromocitoma/paraganglioma constituem as causas endócrinas de HA com maior potencial de cura após o tratamento específico”, ressaltou.

Universidade Online

Para acompanhar o debate online, é necessário atender a alguns pré-requisitos, como ser associado da SBEM; estar com seu cadastro atualizado, com os campos Nome, Email, RG, CPF e CRM corretamente preenchidos; além de estar com a anuidade quitada.

A SBEM lembra que em 2019 ocorreu uma mudança na plataforma de acesso ao programa. Para assistir o Webmeeting os associados deverão entrar na Universidade Online SBEM. A videoconferência estará disponível no link abaixo.

cbaem 2019
Pro Endocrino abril 2019