Webmeeting: Endocrinologia Translacional

Notícias

Webmeeting: Endocrinologia Translacional

por site em 4 de maio de 2012


A noite da última terça, dia 8, foi marcada por mais uma edição do webmeeting da SBEM, o programa da sociedade que tem o objetivo de promover a Educação Médica Continuada aos associados. O encontro foi ministrado pelos médicos André Reis e Mário Saad, que abordaram o tema “Endocrinologia Translacional”.

Após a introdução do Dr. André Reis, professor da Pós-graduação da UNIFESP, que foi moderador do encontro, o Dr. Mário Saad, professor titular do Departamento de Clínica Médica e Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, deu início a aula falando sobre alguns aspectos étiopatogênicos e a consequência da resistência insulínica, que segundo o médico, tem como principal agravante a obesidade.

Segundo o especialista, em qualquer país do mundo a obesidade infantil vem aumentando de maneira importante nos últimos 30 anos,  e grande parte desse quadro está ligado a fatores ambientais. Na apresentação, o médico exibiu uma lista com 12 fatores ambientais, entre eles estavam relacionado o preço dos alimentos, o tamanho das porções consumidas e a redução das atividades física.

Para ilustrar esse aumento gradativo da porção dos alimentos ao longo do tempo, ele apresentou um gráfico de um estudo publicado no International Journal of Obesity em 2010, que comparou a quantidade de alimentos na mesa de 50 quadros da Santa Ceia, pintados em épocas diferentes, ao longo de 1000 anos.

Na sequência o médico fez uma explanação sobre a etiopatogênia da resistência insulínica, que possui 12 componentes (hipotálamo, músculo, fígado, adiposo, intestinos delgado e grosso, baço, vasos, medula óssea, adiposo marrom, rim e pâncreas) responsáveis pelo desencadeamento desse processo.

Continuando a apresentação, ele discutiu as 12 consequências de se viver muito tempo com resistência a insulina, frisando que existem diferenças entre conviver com a resistência a insulina, e os mecanismos que desencadeiam esse quadro. Após o espaço para leitura das perguntas envidas pelos internautas os médicos encerraram a videoconferência.

Vale lembrar que a apresentação está disponível para ser assistida na íntegra na área científica do site. Apenas associados quites com a SBEM têm acesso a esta área.