Webmeeting sobre Diabetes

relogio 01/07/2009 - 16:16

Na última terça-feira, o tema do webmeeting foi Diabetes e as Complicações Crônicas. O Dr. Ruy Lyra e Dr. Walter Minicucci fizeram as apresentações e conversam sobre o tema. A apresentação geral foi realizada pelo Dr. Ruy, que é o atual presidente da Comissão de Comunicação Social da SBEM. Na sequência, o Dr. Minicucci, membro da diretoria da SBD iniciou a primeira palestra.

Se por algum motivo não foi possível assistir as apresentações, basta acessar a área restrita do site da SBEM e clicar na opção Webmeetings ao Vivo, à direita, e depois em Acesse os Webmetings. Somente sócios da SBEM, em dia com a anuidade, podem acessar essa área. Não só o webmeeting sobre diabetes, mas todos os realizados pela SBEM estão disponíveis.

Complicações Micro e Macrovasculares

O Dr. Walter Minicucci abordou as complicações microvasculares do diabetes tanto no tipo 1 quanto no tipo 2. Ele fez menção às recomendações quanto às metas terapêuticas de sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Diabetes, American Diabetes Association e International Diabetes Federation, e as dificuldades dos pacientes em atingi-las, comprovadas por estudos recentes realizados, entre eles o ADAG.

O especialista apresentou, também, números e comentários sobre estudos recentes e controversos (como o Accord) sobre o tema.

Dr. Ruy Lyra falou sobre as complicações macrovasculares. O endocrinologista iniciou, mencionando o problema do crescimento do diabetes no mundo e fazendo comentários sobre estudos recentes, como o Framingham Heart Study.

Os números mencionados pelo Dr. Ruy, quanto aos eventos cardiovasculares nos Estados Unidos, são alarmantes. Além desta complicação, ele também falou sobre os acidentes cerebrovasculares e a Síndrome Metabólica.

Debate Permanente

Depois das duas apresentações, o Dr. Ruy e Dr. Minicucci conversaram sobre as complicações em um interessante momento de reflexão. Além de terem respondido a algumas questões durante o webmeeting, os dois especialistas podem receber novos questionamentos dos associados da SBEM.

Para isso, basta utilizar a área de comentários nesta página. Os dois especialistas terão prazer em esclarecer as dúvidas dos colegas.