Você sabe a diferença entre Anorexia e Bulimia Nervosa?

relogio 24/03/2007 - 09:58
Ambos são transtornos alimentares nos quais a pessoa apresenta obsessão pela magreza excessiva e faz de tudo para perder o máximo de peso. Quando atestam ganho de algumas gramas se desesperam. Os transtornos alimentares costumam estar ligados à depressão. Os sintomas nem sempre são notados de imediato. Na maioria das vezes, quando algum parente percebe é porque o seu familiar já está em um nível avançado do distúrbio. O importante, nestes casos, é buscar tratamento médico, pois ao mesmo tempo em que estes distúrbios podem levar à morte, eles têm cura e só depende da vontade do “paciente”. Contar com o apoio dos familiares e amigos é ainda melhor.

As principais características da bulimia são a compulsão alimentar seguida de um método nada saudável para retirar do organismo todo o alimento ingerido, provocando vômitos, ingerindo medicamentos laxantes e praticando exercícios físicos de forma excessiva. Na maioria dos casos, a pessoa com bulimia nervosa apresenta peso ideal (de acordo com o IMC), mas por não conseguir conter sua compulsão alimentar sente-se culpada por comer e busca meios de perder o peso ganho, e até mais. Geralmente, estas pessoas sentem vergonha de seu distúrbio e tentam esconder ao máximo.

O site emagrecimento.com, idealizado por uma equipe multidisciplinar, apresenta informações relacionadas ao ganho de peso e tem como diretor científico o Dr. Walmir Coutinho, Professor de Endocrinologia da PUC do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pelo Serviço de Atendimento a Pacientes com transtornos Alimentares do IEDE. Nele, também é possível fazer um teste rápido sobre a compulsão alimentar.