Vírus Relacionado ao Diabetes

relogio 16/03/2009 - 11:25

Um estudo publicado pela revista britânica Diabetologia mostra que um certo tipo de vírus pode estimular o desenvolvimento de casos de diabetes, principalmente em crianças. Segundo os cientistas, sinais de enterovírus foram encontrados no tecido do pâncreas de 60% das crianças pesquisadas que tinham diabetes do tipo 1, não sendo detectados nas que não possuíam. 40% dos adultos pesquisados com diabetes tipo 2 tinham sinais de infecção pelo enterovírus nas células produtoras de insulina.

Para os pesquisadores, infecções por enterovírus poderiam desencadear o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças com predisposição genética. Já em relação ao diabetes tipo 2, relacionado com a obesidade em adultos, eles acreditam que a infecção afeta a habilidade das células de produzir insulina, o que, combinado com a grande demanda pela substância no organismo de pessoas obesas, seria suficiente para o desenvolvimento da doença.

De acordo com os cientistas, apesar dos resultados abrirem caminho para o desenvolvimento de uma vacina, eles ainda precisam descobrir quais os tipos de enterovirus podem estar relacionados com o diabetes, já que existem mais de 100 variedades dele.

Texto: Pablo de Moraes