Sobre a SBEM
Para Profissionais
Para o Público
Sala de Notícias
Um estudo publicado pela revista britânica Diabetologia mostra que um certo tipo de vírus pode estimular o desenvolvimento de casos de diabetes, principalmente em crianças. Segundo os cientistas, sinais de enterovírus foram encontrados no tecido do pâncreas de 60% das crianças pesquisadas que tinham diabetes do tipo 1, não sendo detectados nas que não possuíam. 40% dos adultos pesquisados com diabetes tipo 2 tinham sinais de infecção pelo enterovírus nas células produtoras de insulina.
Para os pesquisadores, infecções por enterovírus poderiam desencadear o desenvolvimento de diabetes tipo 1 em crianças com predisposição genética. Já em relação ao diabetes tipo 2, relacionado com a obesidade em adultos, eles acreditam que a infecção afeta a habilidade das células de produzir insulina, o que, combinado com a grande demanda pela substância no organismo de pessoas obesas, seria suficiente para o desenvolvimento da doença.
De acordo com os cientistas, apesar dos resultados abrirem caminho para o desenvolvimento de uma vacina, eles ainda precisam descobrir quais os tipos de enterovirus podem estar relacionados com o diabetes, já que existem mais de 100 variedades dele.
Texto: Pablo de Moraes
A SBEM Nacional lembra que está online a edição de abril dos Archives of Endocrinology and Metabolism. O acesso é pelo site da publicação, que tem como editor-chefe, o Dr. Marcello D. Bronstein.
A trajetória da Dra. Denise Pires de Carvalho continua dando mais orgulho à Endocrinologia Brasileira. Depois de ser eleita a primeira reitora mulher da UFRJ, ela acaba de ocupar o cargo de vice-presidente regional da Organiza&cc...
Algumas características da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), distúrbio endocrinológico mais comum em mulheres na idade fértil, também poderiam ser desenvolvidas nos homens. É...
Pesquisa sobre diabetes gestacional, atendidas em ambulatório no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará, ganha destaque internacional. O sono, o humor e o ritmo circadiano foram avaliados.