VII Congresso Paraibano

relogio 27/08/2019 - 14:29 Eventos Médicos

Mais um evento de Regional acontece este mês. Agora é a vez da SBEM-PB realizar o seu congresso. De 30 a 31 de agosto acontece o VII Congresso Paraibano de Endocrinologia e Metabologia, presidido pelo Dr. João Modesto Filho, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBEM Nacional. A atividade será no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. A presidente da SBEM-PB, Dra. Márcia Brandeburski, está à frente da organização.

Dra. Márcia informou que são mais de 200 inscritos no congresso até o momento e que a expectativa é que chegue a 300 participantes. No evento, as aulas não serão só para os especialistas, mas também para os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) da região. Segunda ela, o objetivo é motivar os diversos profissionais a pôr em prática o que há de mais atual na endocrinologia.

A Comissão Científica é composta pelas doutoras Nara Crispim, Flávia Mesquita e Ana Luiza Rolim - com participações das doutoras Narriane Chaves e Luciana Marques - que elaboraram a programação científica focando nos avanços tanto do diagnóstico das patologias quanto dos tratamentos. Dentre os tópicos que serão discutidos estão: drogas não insulínicas no diabetes tipo 1, manejo do hipotireoidismo primário, estratégias do combate à obesidade nas unidades básicas de saúde etc.

A palestra que abre o congresso é a da Conferência “Diabetes: Time in Range – Além da HbA1c e variabilidade glicêmica”. O assunto será apresentado pelo Dr. Francisco Bandeira, vice-presidente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Nacional, e moderado pelo Dr. João Modesto.

As atividades do primeiro dia começam na parte da tarde. O colóquio “Modismo ou evidência”, abordando o uso de suplementos, dietas e tireoide, encerra o evento e será conduzido pela Dra. Jimena Lacerda. Os doutores Yuri Galeno, Vanessa Baad e Helton Ramos participam da sessão.

Temas Livres

Os temas livres serão apresentados nos Painéis Digitais. Foram selecionados 37 trabalhos, que abordarão assuntos como: Síndrome dos Ovários Policísticos; abordagem da obesidade, cirurgia bariátrica e anemia, avaliação do IMC, avaliação do perfil lipídico em crianças, câncer de tireoide na infância, farmacoterapia de hipertensos e diabéticos, diagnóstico diferencial entre carcinoma e adenoma de adrenal, hiperparatireoidismo primário, entre outros.

Inscrições

Os interessados em participar do congresso devem acessar o site do evento (www.sbempb.org/congresso) para se inscrever. Mas também é possível fazer a inscrição no primeiro dia do congresso, a partir das 13h.

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM