Videoconferêcia: Uso de Androgênios na Mulher

relogio 01/03/2012 - 09:30 Notícias

No dia 28 de fevereiro, os doutores Ricardo Meirelles e Lenora Leão palestraram sobre o tema “Uso de Androgênios na Mulher”, durante a realização de mais um webmeeting da SBEM. A apresentação foi dividida em duas partes e contou com a participação de associados da SBEM em tempo real.

Na primeira etapa, com base em pesquisas, a Dra. Lenora abordou pontos fundamentais como: “Importância dos Androgênios para a Mulher”, “Insuficiência Androgênica”, “Os Principais Grupos de Riscos para Insuficiência Androgênica” e “Desordem Hipoativa de Desejo Sexual Isolado”.  

No tópico sobre Função Sexual (dentro do tema que ressalta a importância dos androgênios), a médica teve como base os resultados dos estudos do simpósio do Annual Meeting of the international society for the study of women health 2011.  “O vínculo entre androgênios e função sexual é particularmente sugerido por melhora em diversos parâmetros após a administração da testosterona”, declarou a doutora.

Em seu discurso, Lenora Leão ainda enfatizou que a fisiologia dos androgênios na mulher e os conceitos terapêuticos são assuntos pouco estudados, controversos e polêmicos, até mesmo para a própria literatura.

Na segunda parte do programa, Dr. Ricardo Meirelles iniciou sua apresentação com uma enquete: “ Você acha que existe uma síndrome de insuficiência androgênica na mulher que pode ser diagnosticada e tratada?”. Em seguida, o médico abordou sobre a questão de “algoritmos para diagnosticar e o tratamento de insuficiência androgênica no sexo feminino”.

Buscando sempre interagir com o público, o Dr. Meirelles também abordou temas como “uso de androgênios na mulher: opções terapêuticas” (no qual diversos medicamentos e seus efeitos são apresentados), “as contraindicações de androgênios para a mulheres (onde engloba gestantes, lactantes, hiperandrogenismo, entre outros..)”, e “monitoramento do uso de androgênios na mulher" (um ponto importante e repleto de cuidados).

Para fechar o programa, o Dr. Meirelles e a Dra. Lenora Leão responderam as principais dúvidas e curiosidades enviadas pelos internautas, e divulgaram o resultado das enquetes.

A apresentação está disponível para ser assistida na íntegra na área científica do site. Apenas associados quites com a SBEM têm acesso a esta área.

cbaem 2019
Proendocrino set 2018