Vem Pra Rua Pela Saúde

Notícias

Vem Pra Rua Pela Saúde

por site em 2 de julho de 2013


Em 3 de julho, médicos do Brasil realizam o Dia Nacional de Mobilização contra a importação de médicos formados fora do Brasil sem a revalidação do diploma. A ação foi decidida em Assembleia, realizada em 26 de julho, em São Paulo – SP. O encontro teve participação de membros do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de conselhos regionais. (imagem reproduzida do site do Cremerj)

vem pra rua pela saúde

De acordo com o site do CFM, como solução para o problema da falta de profissionais de saúde em áreas remotas e nas periferias, as lideranças médicas anunciaram o esforço conjunto pela aprovação imediata da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, que cria a carreira médica nos serviços públicos federal, estadual e municipal, semelhante à de juízes e promotores.

Confira a agenda de manifestações pelo país. Caso saiba de algum protesto que não esteja listado, por favor, envie as informações para info@endocrino.org.br.

Acre

  • Rio Branco

Data: 3 de julho
Horário: 16h
Atividades: Concentração em frente à Assembleia Legislativa do Estado. De lá, os médicos e estudantes sairão em caminhada pelo centro da cidade.

Alagoas

  • Maceió

Data: 3 de julho
Horário: 7h30
Atividades: Oficina de cartazes e faixas, na sede do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal). Em seguida, às 8h, haverá concentração na sede do Cremal, seguida de coletiva de imprensa. O ato público, na frente do Cremal, começará às 9h. Os manifestantes seguirão em caminhada pela Av. Fernandes Lima até a Praça dos Martírios.

Amapá

  • Macapá

Data: 3 de julho
Horário: 9h
Local: Em frente ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Amapá (Av. Feliciano Coelho, 1060, no bairro do Trem)

Amazonas

  • Manaus

Data: 3 de julho
Horário: 15h
Local: Largo São Sebastião

Bahia

  • Salvador

Data: 3 de julho
Horário: 15h
Local: Praça do Campo Grande, com caminhada até a Praça Castro Alves.

Ceará

  • Fortaleza

Data: 3 de julho
Horário: 9h
Atividades: Médicos e estudantes (vestidos de jalecos brancos) se concentrarão na Assembleia Legislativa do Estado, em Fortaleza. Às 15h30, os manifestantes se reunirão em frente Palácio da Abolição e, em seguida, caminharão até o Jardim japonês, na Av. Beira-Mar.

Distrito Federal

  • Brasília

Data: 3 de julho
Horário: 17h
Local: Em frente ao Ministério da Saúde, situado na Esplanada dos Ministérios, Bloco G, com caminhada até o Palácio do Planalto

Espírito Santo

  • Vitória

Data: 3 de julho
Atividades:
9h – Visita das Entidades Médicas Estaduais ao HUCAM;
15h – Coletiva de Imprensa das Entidades Médicas do ES na sede do CRM-ES;
17h – Grande concentração dos Médicos, Centros Acadêmicos e Estudantes de Medicina na sede do CRM-ES.

Goiás

  • Goiânia

Data: 3 de julho
Horário: 15h30
Atividades: Concentração na sede do Cremego (R. T-27, nº 148, Setor Bueno – entrada de eventos). Em seguida, o grupo sairá em passeada pelas ruas de Goiânia.

Maranhão

  • São Luís

Data: 3 de julho
Horário: 9h
Atividades: Concentração será na Praça Deodoro. De lá, médicos e estudantes sairão em caminhada pelo centro da cidade até a Praça João Lisboa.

Mato Grosso

  • Cuiabá

Data: 3 de julho
Horário: 12h
Atividades: Inicia-se a paralisação de todo atendimento eletivo. A partir das 14h haverá uma concentração em frente à sede do CRM-MT. Em seguida, os manifestantes irão até a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, concluindo a manifestação na Assembleia Legislativa.

Mato Grosso do Sul

  • Campo Grande

Data: 3 de julho
Horário: 8h
Atividades: Coletiva de imprensa, na sede do Sinmed-MS. Em seguida, às 9h, será protocolado documento nas sedes do governo do Estado, da prefeitura de Campo Grande e no Ministério Público mostrando s razões e reivindicações da classe médica. À tarde, a partir das 16h, será realizada uma manifestação em frente ao prédio da representação do Ministério da Saúde em Mato Grosso (R. Jornalista Belizário Lima).

Minas Gerais

  • Belo Horizonte

Data: 3 de julho
Horário: 16h
Atividades: Concentração em frente à sede do CRMMG (Av. Afonso Pena, 1500 – Centro, Belo Horizonte). Os manifestantes farão uma marcha pela área hospitalar. Às 19h, haverá uma assembleia na sede da Associação Médica de Minas Gerais (Av. João Pinheiro, 161 – Centro).

Pará

  • Belém

Data: 3 de julho
Horário: 8h
Atividades: Concentração em frente à Santa Casa de Misericórdia. De lá, o grupo seguirá em caminhada, passando em frente ao PSM e ao Centro Integrado de Governo. O ato terminará diante da Secretaria Estadual de Saúde.

Paraíba

  • João Pessoa

Data: 3 de julho
Horário: 9h
Atividades: A concentração do protesto será em frente à sede do CRM-PB (Av. Dom Pedro II, 1335 – Centro).

Paraná

  • Curitiba

Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Concentração de passeata, na Boca Maldita. De lá, o grupo seguirá em caminhada pela R. das Flores até a Praça Santos Andrade (em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná).

Pernambuco

  • Recife

Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Coletiva de imprensa das entidades médicas. Às 14h, haverá uma concentração na Praça do Derby. Na ocasião, médicos doarão sangue para o Hemope, no Memorial da Medicina. Às 16h, os médicos farão caminhada pela Av. Agamenon Magalhães (sentido HR), passando pelo Parque Amorim e retornando pela Agamenon Magalhães para a Praça do Derby.

Piauí

  • Teresina

Data: 3 de julho
Horário: 8h
Local: Em frente ao Conselho Regional de Medicina – Piauí (R. Goiás nº 991 – Ilhotas ).

Rio de Janeiro

  • Rio de Janeiro

Data: 3 de julho
Horário: 10h
Local: Cinelândia

Rio Grande do Norte

  • Natal

Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Concentração em frente à sede da Associação Médica (Av. Hermes da Fonseca – Tirol). De lá, os manifestantes seguirão até Hospital Walfredo Gurgel. Às 19h, está marcada uma assembleia no auditório do Sinmed-RN.

Rio Grande do Sul

  • Porto Alegre

Data: 3 de julho
Horário: 16h (concentração)
Local: Em frente ao hospital Beneficência Portuguesa, com caminhada às 17h até a Praça da Matriz para manifestação diante do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa do RS.

Rondônia

  • Porto Velho

Data: 3 de julho
Horário: 10h
Atividades: Concentração em frente à sede do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, em Porto Velho. Na noite do dia anterior (02/07), está prevista realização de assembleia no Sindicato dos Médicos.

Roraima

  • Boa Vista

Data: 3 de julho
Horário: 18h
Atividades: Concentração dos médicos em frente ao Portal do Milênio.

Santa Catarina

  • Florianópolis

Data: 3 de julho
Horário: 10h
Local: Esquina Democrática (entre as Ruas Felipe Schmidt e Trajano)

  • Joinville

Data: 3 de julho
Horário: 10h às 14h
Local: Sede do SIMESC, na R. Dona Francisca, Ed. Deville, com previsão de passeata até a Praça da Bandeira às 12 horas.

 

São Paulo

  • São José do Rio Preto 

Data: 3 de julho
Horário: 17h
Local: Hospital de Base Rio Preto

  • São Paulo 

Data: 3 de julho
Horário: 16h
Local: Associação Médica Brasileira (R. São Carlos do Pinhal, 324), de onde a passeata sairá rumo ao gabinete de representação da presidência da República, na Av. Paulista, 2163 (esquina com R. Augusta; prédio do Banco do Brasil).

Sergipe

  • Aracaju

Data: 3 de julho
Horário: 8h
Local: Entrevista coletiva dos presidentes das entidades médicas locais (Somese, Cremese, Sindimed e Academia). Às 9h, haverá concentração dos médicos na sede do Cremese, seguida de caminhada até a Secretaria Estadual de Saúde.

Tocantins

  • Palmas

Data: 3 de julho
Horário: 8h
Atividades: Abraço simbólico do Hospital Geral de Palmas. Na sequência, está prevista caminhada até a Praça dos Girassóis.