Até o dia 7 de maio, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a dois anos e jovens de 20 a 29 anos de idade podem se vacinar contra o vírus H1N1. A data limite de vacinação se encerraria no dia 23 de abril, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. A população de 30 a 39 anos ainda não pode se vacinar.
Até o momento, cerca de 36,9 milhões de pessoas já receberam a dose da vacina. A expactativa é que, até o final da campanha, 80% da população incluída nos públicos-alvo seja imunizada, ou seja, 90 milhões de pessoas.
Somente idosos com doenças crônicas serão vacinados contra a nova gripe. Os outros receberão apenas a vacina contra a gripe comum, disponível, por enqunato, apenas nas Regiões Norte e Sul.
De acordo com dados do Ministério, em 2009, cerca de 2 mil pessoas morreram vítimas da nova gripe. Cerca de 75% das mortes aconteceram em pessoas com doenças crônicas. Entre as gestantes, o índice de letalidade foi 50% maior que na população em geral. Entre os mortos, cerca de 20% eram adultos de 20 a 29 anos. E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença, com 154 casos por 100 mil habitantes.
Em janeiro, entidades médicas, entre elas a SBEM, se reuniram com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para analisarem e opinarem sobre as prioridades de vacinação. No caso da Endocrinologia, a SBEM conseguiu incluir, na estratégia de imunização, as pessoas com diabetes tipo 2, e não apenas diabetes tipo 1, como previa a estratégia inicial.
A SBEM vem a público divulgar o posicionamento da Associação Médica Brasileira, que acaba de ser publicado, em relação à Covid-19 e à vacinação da população br...
As Doenças Raras são manifestações que podem simular doenças comuns, dificultando o seu diagnóstico, causando elevado sofrimento clínico e psicossocial aos afetados, e suas famílias. ...
Todas as Regionais da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia começaram o ano com novas diretorias. Conheça os presidentes e saibam os contatos das 22 Regionais espalhadas pelo país.
Vejam os nomes que compõem às diretorias 2021 – 2022 dos dez Departamentos Científicos que integram a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Saiba quais os endocrinologistas que estão compondo as 18 Comissões da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, gestão 2021-2022.