Enquete: Uso de Androgênicos na Mulher

relogio 29/03/2012 - 10:25 Notícias

No dia 28 de fevereiro, duas importantes enquetes movimentaram e dição do webmeeting com o tema “Uso de Androgênicos na Mulher”. Apresentada pelos doutores Ricardo Meirelles e Lenora Leão, a videoconfência contou com grande participação de associados da SBEM.

No início de sua apresentação, Dr. Ricardo Meirelles lançou uma enquete aos participantes: “Você acha que existe uma síndrome de insuficiência androgênica na mulher que pode ser diagnosticada e tratada?”. A grande maioria dos endocrinologistas (92%) afirmou que sim, contra apenas 8% que afirmaram que não acreditam na síndrome. Em seguida, o médico questionou os associados com que frequência eles perguntavam às suas pacientes na perimenopausa se tinham queixas sexuais. Segundo os resultados, 41% responderam frequentemente; 39% raramente; 15% sempre e apenas 6% nunca.

 De acordo com Dr. Ricardo, os resultados foram interessantes, pois mostraram que a imensa maioria dos endocrinologistas que assistiram ao webmeeting acreditam na existência de uma síndrome de insuficiência androgênica na mulher e menos da metade deixa de perguntar às clientes na perimenopausa se têm queixas sexuais. “Isso é uma boa notícia, porque mostra que os endocrinologistas estão atentos às queixas decorrentes da deficiência de hormônios sexuais e dispostos a tratá-las, sem delegar este tratamento a outros profissionais, quando estas queixas são por motivos endócrinos”, afirma. “É preciso lembrar, entretanto, que pode haver algum viés nesses resultados das pesquisas, pois foram realizadas durante um webmeeting voltado para essas questões e os participantes são interessados no assunto”, explica.

A apresentação completa está disponível para ser assistida na íntegra na Área Científica do site.

Pro Endocrino setembro 2019
Universidade online SBEM