Universidade Online da SBEM: Obesidade

relogio 23/03/2021 - 09:35 Educação Médica

A próxima edição do Universidade Online da SBEM está marcada para o dia 31 de março, quarta-feira, a partir das 20h. A iniciativa é considerada uma das principais atividades da Comissão de Educação Médica Continuada, e, desta vez, as aulas vão discutir assuntos relacionados à obesidade.

Segundo a presidente do Departamento de Obesidade da SBEM e moderadora do encontro online, Dra. Maria Edna de Melo, serão apresentados dados que mostram o quanto estigmatizados são os pacientes com obesidade e, também, no que diz respeito ao tratamento. A especialista explica que serão mostradas, ainda, formas de abordagens para que o tratamento não seja abandonado pelo paciente.

Uma das palestrantes será a diretora do Departamento de Obesidade, Dra. Lívia Lugarinho, que vai apresentar o tópico: "O estigma da obesidade: por que precisamos falar sobre isso?". "A ideia é falar sobre como surgiu esse estigma, as ferramentas que temos para avaliá-lo e como ele causa prejuízo no tratamento de pacientes com obesidade, mesmo quando este tratamento é feito por especialistas", adianta Dra. Livia.

Já a também diretora do Departamento de Obesidade da SBEM, Dra. Cristiane Moulin, vai falar sobre o tema: "Cuidando do paciente com Obesidade: estratégias para evitar o estigma e melhorar a adesão". “Vou expor sobre a importância do estilo de comunicação no manejo da obesidade, ressaltando estratégias que podem ser utilizadas a fim de prevenir o estigma nos serviços de saúde e melhorar a adesão do paciente ao tratamento”, explica a endocrinologista. “Explicarei um pouco, também, sobre entrevista motivacional e algumas evidências científicas a respeito”, finaliza.

A Universidade Online da SBEM é um evento gratuito para associados quites com a Sociedade e pode ser acessado dentro da Área Restrita do site. É recomendável entrar com 10 minutos de antecedência.

Pro Endocrino setembro 2020
COVID 19