Universidade Online 2021: Endocrinologia Básica

Eventos Médicos

Universidade Online 2021: Endocrinologia Básica

por site em 15 de abril de 2021


Considerada uma das principais atividades da Comissão de Educação Médica Continuada, a Universidade Online da SBEM será retomada no dia 24 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 20h.

O tema do primeiro evento é: “Medicina de Precisão no Consultório do Endocrinologista: Já Estamos Lá?”.

A moderação ficará por conta do presidente do Departamento de Endocrinologia Básica da SBEM, Dr. Bruno Ferraz de Souza, e pela vice-presidente Dra. Maria Tereza Nunes, que considera o formato virtual uma ótima oportunidade de atualização dos associados, principalmente para aqueles que não conseguem estar presentes em congressos. “A atualização é fundamental, afinal a cada dia surgem novidades e descobertas importantes, que podem ser usadas pelos médicos no tratamento de seus pacientes, melhorando o atendimento deles”, afirma a Dra. Maria Tereza. 

A especialista também reforça a importância do tema da primeira Universidade Online do ano. “É essencial que o médico de consultório esteja atento e passe a conhecer os estudos mais recentes para tratar da melhor forma o paciente, que foge do padrão, e procurar entender porque os tratamentos convencionais acabam, algumas vezes, não funcionando”, explica.

Uma das palestrantes será a diretora do Departamento de Endocrinologia Básica, Dra. Denise Pires de Carvalho, atual reitora da UFRJ. Ela vai apresentar o tópico “A Biologia Molecular como Base da Medicina de Precisão”. 

A endocrinologista lembra que o tema é de extrema relevância e precisa ser conhecido e debatido pelos especialistas. “A medicina de precisão, ou medicina personalizada, é a chamada medicina do futuro. Muito em breve, teremos que solicitar exames específicos para saber se determinado paciente responderá ou não àquele tratamento proposto”, comenta. 

Já a diretora do  Departamento de Endocrinologia Básica, Dra. Carolina Ferraz, e o Dr. Bruno Ferraz de Souza vão apresentar casos clínicos com a seguinte abordagem: “Casos Clínicos: Solicitando e Interpretando o Teste Genético no Consultório”. Segundo ela, pretende levantar o debate de como a medicina de precisão está ou deveria estar presente nos consultórios, direcionando alguns tratamentos. “Vamos mostrar como esse tipo de diagnóstico pode direcionar um tratamento e como podemos tratar o paciente de forma mais direcionada, específica e precisa”, explica. 

O Dr. Bruno, presidente do Departamento de Endocrinologia Básica, reforçou a importância sobre o primeiro evento de 2021. “O Departamento de Endocrinologia Básica buscou destacar aos nossos associados uma das muitas contribuições da pesquisa básica e translacional ao dia a dia do endocrinologista clínico. Será uma discussão muito enriquecedora”. 

Sobre o Evento Online 

A Universidade Online da SBEM é um evento gratuito para associados quites com a Sociedade e pode ser acessado dentro da área restrita do site. É recomendável entrar com 10 minutos de antecedência.

universidade online

*Publicado em 03.02.2021, atualizado em 23.02.2021