Testosterona e D. de Alzheimer

Eventos Médicos

Testosterona e D. de Alzheimer

por site em 4 de maio de 2008


E. Hogervorst Oxford, Inglaterra

Esteroides sexuais como T e E2 podem potencialmente proteger o cérebro contra a Doença de Alzheimer (DA). Foram encontrados níveis mais baixos de T em homens portadores de DA comparados com controles.

O autor fez um trabalho com o objetivo de acessar níveis de gonadotrofinas pituitárias, que regulam níveis de esteróides sexuais e determinar se hipogonadismo primário ou secundário era responsável pelos níveis baixos de testosterona em homens com DA comparados com controles e outros tipos de demência.

Foram selecionados para o estudo 45 homens com DA,15 com outros tipos de demência e 132 controles idosos Não foi encontrada diferença significativa nos valores de LH, FSH, SHBG entre os casos de DA e os controles. Como em estudos anteriores, os níveis de T foram significativamente mais baixos nos portadores de DA. Conclusão: o autor está aumentando seus dados para investigar se hipogonadismo primário ocorre em casos de DA ou se hipogonadismo secundário precede disfunção cognitiva em homens com risco de DA. Se isto for verdadeiro, a terapia de reposição de testosterona para homens hipogonádicos com risco para demência pode ser indicada.